Hoje nas notícias: Ajuda às PME, Vasconcellos e vistos gold

  • ECO
  • 5 Julho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Portugal foi o segundo país da OCDE que menos ajuda deu às PME durante a pandemia. Já a taxa de desemprego jovem cresceu quatro vezes mais do que a média nacional no último ano. No mundo empresarial, destaque para Nuno Vasconcellos, um dos grandes devedores do Novo Banco, que diz que é “ponto de honra” voltar a Portugal e “pagar cada tostão às pessoas”.

Ajuda do Estado às PME foi a segunda mais baixa da OCDE

A ajuda que o Estado português deu às Pequenas e Médias Empresas (PME) — com perdas de faturação superiores a 40% — foi das mais baixas da OCDE, mostra o mais recente relatório da organização. De acordo com o documento, em Portugal houve 25,5% das PME que foram prejudicadas pela pandemia, mas que não receberam qualquer apoio. A liderar com os piores apoios estiveram México, Colômbia, Turquia e Chile. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

“É ponto de honra voltar a Portugal e pagar cada tostão às pessoas”. E aos bancos? “Os bancos são os bancos”

O ex-dono da Ongoing — insolvente em Portugal porque cedeu aos bancos e deu um aval pessoal envolvendo bens da família, deixando no BES um depósito de 100 milhões de euros como garantia da dívida — acredita que teria conseguido resolver os problemas da Ongoing e pago as dívidas aos bancos se tivessem aprovado uma reestruturação da empresa. Nuno Vasconcellos vive no Brasil, mas quer voltar para Portugal para “limpar o nome” e “pagar cada tostão às pessoas”. E a banca? “Os bancos são os bancos”, diz. Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Taxa de desemprego jovem cresce quatro vezes mais do que a média nacional

A geração mais qualificada de sempre em Portugal é a que tem maiores dificuldades em aceder ao mercado de trabalho. Entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro de 2021, o crescimento da taxa de desemprego entre os jovens foi de 22,3% até aos 24 anos e de 24,7% até aos 34 anos, quatro vezes superior ao aumento nacional total (5,9%). Há menos 100 mil jovens empregados do que no início da pandemia e os inativos já são 261 mil. Para minimizar o problema, o Governo vai reforçar os apoios à contratação de jovens. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Jordânia, EUA, Irão, Bielorrússia e Iémen à procura de residência em Portugal

Os vistos gold têm vindo a diminuir desde 2018 mas, apesar de estarem em queda, continuam a ser procurados e há uma mudança na origem dos investidores. Os cidadãos da China continuam a ser os principais utilizadores, mas tem vindo a notar-se uma quebra do seu domínio, sobretudo no último ano, mantendo-se o Brasil em segundo lugar, embora com uma dimensão muito menor. Além disso, começam a surgir outras nacionalidades além do top cinco, como a Jordânia e os EUA. Nesta lista estão ainda o Irão, a Bielorrússia e Iémen. Leia a notícia completa no Diário de Notícias

Vinci exerce preferência para reforçar na Lusoponte

A Vinci Highways — proprietária de 40,98% da Lusoponte — vai exercer o direito de preferência na compra dos 17,21% da concessionária das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama que a italiana Atlantia pôs à venda. A Atlantia já tinha alcançado um acordo com a MM Capital Infrastructure Fund, detida pelos japoneses da Marubeni, para vender a sua participação por 55,7 milhões de euros. Contudo, com esta decisão de exercer o direito de preferência, esse acordo fica inviabilizado. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Ajuda às PME, Vasconcellos e vistos gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião