Seguradora holandesa NN compra 2,66% da portuguesa GreenVolt
A seguradora holandesa controla participação qualificada no capital da GreenVolt-Energias Renováveis, recentemente cotada em Bolsa. A posição acionista é detida por um fundo de pensões gerido pela NN.
A Nationale Nederlanden (NN) detém uma posição acionista de 2,66% no capital da portuguesa GreenVolt Energias Renováveis, segundo notificação divulgada através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), na passada sexta-feira (16 de julho).
A posição acionista da NN na GreenVolt é uma participada qualificada por superar o limiar de 2%, alcançado com data de referência a 13 de julho, situa comunicado distribuído ao mercado. A titularidade da participação, detida indiretamente pelo grupo holandês de seguros e gestão de ativos, corresponde a igual percentagem de direitos de voto e é atribuída a um fundo de pensões aberto (Nationale-Nederlanden Otwarty Fundusz Emerytalny).
A participação acionista dos holandeses foi conhecida com a estreia da empresa de renováveis na bolsa (Euronext Lisbon). Ao preço de fecho da Greenvolt na passada sexta-feira (4,9 euros/título), o lote de ações que a NN detém na renovável portuguesa vale cerca de 15,2 milhões de euros.
A NN é líder em seguros nos Países Baixos, operando ainda como gestora de ativos e desenvolvendo atividade em 20 países europeus, mais o Japão. Nascida há 170 anos, opera com as marcas Nationale-Nederlanden, NN Investment Partners, ABN AMRO Insurance, Movir, AZL, BeFrank, Zicht and OHRA. Tem 15 000 colaboradores e 18 milhões de clientes.
Nos seguros, a NN acordou recentemente a compra de negócios da norte-americana MetLife na Polónia e na Grécia por 584 milhões de euros, segundo anunciado pela entidade holandesa presidida por David Kniebbe (CEO).
A GreenVolt, empresa de renováveis (eólica e fotovoltaica) que acaba de realizar o seu IPO (Oferta Pública Inicial) dirigido a investidores institucionais, é controlada pelo grupo Altri, por sua vez liderado por João Manso Neto (CEO), antigo administrador financeiro da EDP Energias de Portugal e, mais recentemente, presidente executivo da EDP Renováveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguradora holandesa NN compra 2,66% da portuguesa GreenVolt
{{ noCommentsLabel }}