Luís Filipe Vieira quer pagar caução com imóvel e ações do Benfica

Defesa de Vieira já entregou proposta para pagar caução de três milhões de euros. Resta agora saber se o juiz de instrução vai aceitar.

O ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pretende pagar a caução de 3 milhões de euros através de um imóvel e de ações do Benfica. A proposta já foi entregue pela defesa do arguido, avançou a TSF e o ECO confirmou.

O juiz Carlos Alexandre tem agora de decidir se a caução é aceite. O prazo de pagamento da caução era até 30 de Julho.

O arguido está em prisão domiciliária, sem pulseira eletrónica, até prestar a caução de três milhões de euros, que poderá ser em numerário, garantia bancária, títulos ou até hipoteca de imóveis. É foi a decisão do juiz Carlos Alexandre no caso “Cartão Vermelho”, depois de ter interrogado Vieira, com funções já suspensas no Benfica. São medidas “manifestamente excessivas”, diz o advogado Magalhães e Silva, mas não está decidido se haverá recurso dessa decisão. “Ele (Luís Filipe Vieira) saiu do tribunal em liberdade”, disse o advogado à saída do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

De acordo com o comunicado oficial, a Luís Filipe Vieira foi imposta “a proibição de contactar, por qualquer meio, com os demais arguidos (com exceção do arguido Tiago Vieira) e ainda com Nuno Sérgio Durães Lopes, António Rodrigues de Sá, Vítor Manuel Dantas de Machado, José Gouveia, Diogo Chalbert Santos, Vítor Fernandes e qualquer administrador ou funcionário do Novo Banco, bem como membro da administração da Sport Lisboa e Benfica SAD“. Ressaltam, aqui, além dos administradores da SAD, o gestor Vítor Fernandes, que foi administrador do Novo Banco e está indigitado para chairman do Banco de Fomento, e qualquer administrador do próprio Novo Banco.

No caso de Luís Filipe Vieira, estão em causa estão suspeitas de “crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento” por “factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente”. Os quatro detidos, incluindo Vieira, são suspeitos de estarem envolvidos em “negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades”.

Já o empresário José António dos Santos, popularmente conhecido como ‘o rei dos frangos’, terá de prestar uma caução de dois milhões de euros. “Fundamental é o regresso imediato a casa”, disse o advogado Castanheira Neves. O filho de Vieira, Tiago Vieira, tem de pagar uma caução de 600 mil euros. Já o agente de futebol Bruno Macedo terá de pagar uma caução de 300 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Filipe Vieira quer pagar caução com imóvel e ações do Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião