BRANDS' TRABALHO #WomenInTech: Team Lead da Natixis revela desafios de ser mulher na área tecnológica
Isabel Michiels, Team Lead da Natixis, é a 2ª convidada da youtuber Geek’alm no projeto Women in Tech @ Kaspersky Portugal, que quer debater os desafios das mulheres no setor da tecnologia.
No primeiro episódio do projeto Women in Tech @ Kaspersky Portugal, ficámos a conhecer o percurso de Ana Carolina Cardoso, Software Engineer da Farfetch. Agora é a vez de Isabel Michiels, da Natixis, que se junta à youtuber de tecnologia Geek’alm numa segunda conversa inspiradora, integrada na campanha Women in Tech, lançada pela Kaspersky em Portugal.
Isabel Michiels é Team Lead da Natixis, um banco de investimento especializado nas áreas de trading, investment banking, wealth management, insurance e pagamentos, e nesta conversa conta a sua história e percurso profissional na área tecnológica. Isabel conta com cerca de 25 anos de experiência no setor, tendo iniciado como Project Manager na I2S Informática, numa altura em que ainda concluía a sua licenciatura em engenharia informática no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Chegou à Natixis em 2018 como Project Leader e foi evoluindo na sua carreira até hoje chegar a Team Lead, função que desempenha desde este ano.
Assista aqui à segunda conversa:
Durante pouco mais de 20 minutos, Isabel Michiels partilha a sua visão em relação ao mundo tecnológico e igualdade de género, reconhecendo a sua paixão pela área de IT e revelando alguns desafios que teve de ultrapassar enquanto mulher, como o de quando engravidou.
"O meu maior obstáculo foi quando engravidei. Passou a existir um tratamento diferente, como se tivesse deixado de ser considerada uma colaboradora competente.”
Ao longo da conversa, a Team Lead da Natixis aborda igualmente a sua experiência e percurso profissional até chegar ao cargo atual, partilhando também vários episódios da sua vida. Defensora das capacidades e qualidades individuais de cada um, seja homem ou mulher, partilhou o momento mais desafiante da sua carreira: “O meu maior obstáculo foi quando engravidei. Já estava numa empresa há mais de 10 anos e tinha conquistado uma posição muito confortável. No dia em que eu informei que estava grávida, passou a ser completamente diferente. Passou a existir um tratamento diferente, como se tivesse deixado de ser considerada uma colaboradora competente, mesmo com as minhas competências e o reconhecimento que tinha até à data. Esta foi uma fase que demorei a ultrapassar.”
A presença feminina na tecnologia tem vindo a crescer ao longo dos anos, fazendo com que este seja cada vez menos um universo associado aos homens, apesar do longo caminho que ainda há a percorrer. Isabel Michiels, que reconhece esta tendência, refere que uma das principais ações que se pode colocar em prática para promover maior igualdade e mais mulheres na área das tecnologias é difundir mais informação e conhecimento, dando como exemplo o programa da Natixis “Champion for Change”, que pretende ajudar a mudar mentalidades e eliminar ideias pré-concebidas em torno das IT, principalmente junto dos mais jovens.
A Women in Tech @ Kaspersky Portugal é a nova campanha da Kaspersky, que dá voz às várias mulheres portuguesas que trabalham no setor de IT e cuja carreira poderá inspirar mais mulheres a juntarem-se ao mundo da tecnologia. Esta campanha, transmitida no YouTube e constituída por três episódios, promove conversas informais com convidadas exclusivas de grandes empresas em Portugal, que partilham as suas experiências, oportunidades e desafios no acesso à profissão e na evolução da sua carreira. Este conjunto de entrevistas procura desmistificar alguns preconceitos associados à profissão no feminino e encorajar jovens a ingressarem no mundo das tecnologias.
Todos os episódios da campanha estão disponíveis no canal de YouTube da Geek’alm.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#WomenInTech: Team Lead da Natixis revela desafios de ser mulher na área tecnológica
{{ noCommentsLabel }}