BRANDS' ECO O que temos de fazer hoje para garantir que existimos amanhã?
Esta é hoje a questão fundamental da função financeira e fiscal, e a resposta é crucial para o futuro de todos os que nela trabalham.
A função financeira (em sentido lato, incluindo a função fiscal) está a levar o tema da transformação da função financeira para o topo da agenda C-suite de empresas de todas as dimensões e setores.
À medida que o mundo do trabalho se torna mais digital, está também a tornar-se mais complexo e mais exigente, e estamos todos enquadrados numa economia global hiper-conetada com novos modelos de negócio que exigem transformação.
Embora nem sempre lidere a discussão sobre a transformação, a função financeira tem que estar à mesa, o que significa estar associada ao core da empresa e a sua dinamização com a transformação digital.
A função financeira tem um papel fundamental para ajudar as organizações a enfrentar os seus desafios, ao mesmo tempo que redefine a sua função para a era digital. Com foco nas principais áreas de transformação, integração empresarial, dados e análise, inteligência e a automação de processos, governação e gestão de risco, a função financeira tem um papel essencial para acelerar o processo de transformação e ajustamento à realidade de negócio atual, num contexto global, demonstrando que a sua própria existência é rentável e aborda os novos desafios, riscos e oportunidades de forma ágil e diferenciadora.
Os CFO’s são os value creators do futuro nas organizações empresariais.
Potenciar a forma como a função financeira funciona cruza-se funcionalmente como parte de um ecossistema alargado para permitir novos modelos de negócio e criação de valor.
"Os CFOs e a função financeira têm que ativamente afastar-se da imagem de ser a maquinaria / “robôs humanos” para produzir e reportings contabilísticos, financeiros e fiscais, e dinamizar o brainstorming para alargar o âmbito tradicional da carteira de serviços da área financeira e fiscal.”
E a existência daqueles que trabalham a função financeira no amanhã, dependerá de cada um deles e de em conjunto terem a capacidade de entender a sua organização, e o seu posicionamento no mercado, com uma visão holística, estratégica, bem como a capacidade de entender a história que a organização tem para contar aos seus investidores e stakeholders.
A tecnologia vai assegurar o compliance. As pessoas e o seu talento vão redefinir a função financeira como o departamento de “Insights Estratégicos”.
Os CFOs e a função financeira têm que ativamente afastar-se da imagem de ser a maquinaria / “robôs humanos” para produzir e reportings contabilísticos, financeiros e fiscais, e dinamizar o brainstorming para alargar o âmbito tradicional da carteira de serviços da área financeira e fiscal.
Funções financeiras de alto desempenho definem visões claras para orientar tudo o que fazem. Essa visão reflete-se na forma como acontecem os processos, se avaliam as soluções tecnológicas, e estruturam os dados para permitir a gestão e capacitar a decisão. Por isso, como primeiro passo, é crucial avaliar e definir o novo leque de serviços que a função financeira desempenha dentro da organização.
"O objetivo é acrescentar valor às empresas, com forte enfoque nas tendências, agindo de forma integrada na restante organização, com um serviço ágil e prestador de valor a custos competitivos – não como centro de custos.”
Um posicionamento em torno de serviços de valor acrescentado irá responder mais eficazmente às necessidades do negócio do que assentar em torno de processos de transação limitados, como tem sido comum no passado.
A função financeira passa a ser o parceiro de valor e integrador interno, gestor de tendências e especialistas em facilitar uma comunicação clara e objetiva da organização com os stakeholders.
Uma visão global da função financeira é alinhada com a visão da empresa e articulada numa história clara e holística de investidores para os próximos cinco anos (não apenas KPI’s financeiros, fiscais e de lucro, mas incluindo gender mix, sustentabilidade, etc.).
O objetivo é acrescentar valor às empresas, com forte enfoque nas tendências, agindo de forma integrada na restante organização, com um serviço ágil e prestador de valor a custos competitivos – não como centro de custos. E a implementação estratégica desta visão inclui Pessoas, Tecnologia e Processos, com objetivos mensuráveis. KPI’s mensuráveis para orientar o desempenho da função financeira, totalmente incorporados na organização e medidos de forma transparente.
“O futuro só está fora de alcance se não embarcares na viagem em direção a ele…”
Por Rui Henriques, Global Compliance & Reporting Leader EY, Tax Technology & Transformation Leader
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