Com falta de inspiração? Estes são os livros que o gestor de pessoas da Ikea aconselha

A gerir as pessoas da empresa sueca em Portugal desde 2015, o country people and culture manager recomenda três obras internacionais nas áreas da gestão, liderança e desenvolvimento pessoal.

Já escolheu os livros que leva consigo estas férias? Se ainda não, a Pessoas vai ajudá-lo. Tome nota das sugestões de leitura do responsável de people & culture da Ikea Portugal, Cláudio Valente.

A gerir as pessoas da empresa sueca em Portugal desde 2015, o country people and culture manager recomenda três obras literárias internacionais nas áreas da gestão, liderança e desenvolvimento pessoal.

Cláudio Valente é o responsável de people & culture da Ikea Portugal.Hugo Amaral/ECO

1. “O homem mais rico da Babilónia”, de George S. Clason

Esta é a primeira sugestão do líder de pessoas da Ikea Portugal. “A origem deste livro é uma das mais curiosas, com uma certa aura romântica a envolvê-la”, diz. George Samuel Clason, o autor, nascido no Louisiana em 1874, foi militar, homem de negócios e escritor. Por volta de 1926, lembrou-se de escrever uma série de panfletos informativos sobre como alcançar o sucesso, com parábolas ambientadas na antiga Babilónia.

“O autor conta a história de um homem que quis tornar-se rico e o conseguiu, sendo mais tarde convidado pelo próprio Rei a ensinar a sua arte. As cinco leis de ouro em que baseava as suas lições são princípios pedagógicos válidos para a economia de todos os tempos“, resume.

2. “O jogo infinito”, de Simon Sinek

“Há um jogo quando existem pelo menos dois jogadores. E há dois tipos de jogos: finitos e infinitos. Os finitos têm regras fixas, são disputados por jogadores conhecidos e terminam quando se atinge o objetivo (no xadrez, por exemplo, é o xeque-mate). Já nos jogos infinitos – como nos negócios, na política ou na vida – as regras estão sempre a mudar, podem entrar jogadores que nem sequer conhecemos, e a partida nunca acaba. E, mais importante do que as vitórias e derrotas, é continuar a jogar.”

Esta é a premissa do livro que Cláudio Valente sugere e, na verdade, não podia ser mais atual, tendo em conta os recentes desafios com que os departamentos de recursos humanos de todas as organizações se deparam. Na liderança, inovação ou até na performance, o jogo nunca acaba. É sobre esse tipo de mentalidade que Simon Sinek escreve em “O Jogo Infinito”. “Fala de empresas como a Victorinox, que perderam batalhas, mas estão a ganhar a guerra e mostra como esse ‘mindset infinito’ é indispensável a qualquer líder que queira deixar a sua organização melhor do que estava quando nela começou a trabalhar”, explica.

3. “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter

Finalmente, a terceira sugestão do gestor de pessoas é sobre um famoso empresário que abandonou a sua carreira para se tornar monge num mosteiro beneditino. Esta é a personagem central da história de James C. Hunter, que ensina os princípios fundamentais seguidos pelos verdadeiros líderes.

“Vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir novos horizontes na sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado”, garante Cláudio Valente. “‘O Monge e o Executivo’ é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.”

Também pode espreitar o que os CEO portugueses andam a ler aqui. E, já agora, o que vários empreendedores ouvidos pela Pessoas andam a ler por estes dias de verão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com falta de inspiração? Estes são os livros que o gestor de pessoas da Ikea aconselha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião