Como organiza o seu dia-a-dia? Estes são os hábitos da diretora de RH da McDonald’s

Planeamento é a palavra de ordem da sua rotina de trabalho. Estes são os cinco hábitos que a líder de RH da McDonald's já não dispensa para manter a organização, produtividade e bem-estar.

Começar mais uma semana de trabalho nem sempre é tarefa fácil, sobretudo quando os compromissos e responsabilidades se amontoam. A Pessoas foi perguntar a vários líderes de recursos humanos como organizam o seu dia-a-dia, de forma a manterem a produtividade e a motivação no local de trabalho.

Começámos com Sofia Mendoça, diretora de recursos humanos da McDonald’s Portugal desde 2021. Licenciada em direito e com uma pós-graduação em gestão de recursos humanos, Sofia Mendonça é responsável por garantir a melhor estratégia e as melhores práticas de recursos humanos, junto dos restaurantes McDonald’s e dos atores socioeconómicos do nosso país. Integrou a equipa de RH da marca em 1998, desenvolvendo funções na área jurídico-laboral, tendo sido responsável por apoiar o crescimento interno e externo da empresa. A McDonald’s Portugal conta no momento com cerca de 8.500 colaboradores.

Sofia Mendoça é a diretora de recursos humanos da McDonald’s Portugal.

Planeamento é a palavra de ordem da sua rotina de trabalho. Estes são os cinco hábitos que a líder já não dispensa para manter a organização, produtividade e bem-estar:

1. Conferir a agenda de trabalho, ao final do dia, para o dia seguinte

“É importante organizar o dia de acordo com todas as necessidades e compromissos do dia seguinte.”

2. Planear o dia com objetivos

Ao planear o dia, Sofia Mendoça acrescenta sempre alguns objetivos diários. Gosta de chegar ao final do dia com o sentimento de “missão cumprida”.

3. Cumprir horários

Esta a regra de ouro no que toca a produtividade e eficiência, sobretudo numa altura em que as reuniões, quer por videochamada, quer por telefone, têm tendência a aumentar, muitas vezes para colmatar a falta de presença física nos escritórios. “Cumprir escrupulosamente a hora e duração das reuniões”, diz a diretora de RH da cadeia de restauração rápida.

4. Começar pelos temas mais desafiantes

Ao começar o dia de trabalho, Sofia Mendoça diz que escolhe, primeiramente, os temas mais desafiantes. Essa escolha permite-a “gerir a energia ao longo do dia”.

5. Reservar tempo para o exercício físico

“Reservo, pelo menos, 30 minutos por dia, para praticar exercício físico. Dependendo da agenda, poderá ser organizado logo de manhã, ou quando isso não for possível, ao fim da tarde”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como organiza o seu dia-a-dia? Estes são os hábitos da diretora de RH da McDonald’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião