Portugal com mais 14 mortes e 2.370 casos com Covid. Rt sobe para 0,99

Último balanço da DGS dá conta de 2.370 novos casos no país em 24 horas e de 14 vítimas mortais. Risco de transmissibilidade voltou a subir.

Portugal registou 2.370 novos casos nas últimas 24 horas, contabilizando já um total de 1.030.791 casos desde o início da pandemia. Foram registadas ainda 14 vítimas mortais com Covid-19, aumentando o número de mortes para 17.703. O risco de transmissibilidade voltou a subir, estando agora nos 0,99.

Os dados surgem numa altura em que Portugal se encaminha para ter 85% da população com vacinação completa, uma das taxas mais altas do mundo. Os 85% com a primeira dose podem ser alcançados na próxima semana, enquanto essa fasquia com a vacinação completa deverá ser alcançada na terceira ou quarta semana de setembro. A evolução favorável permitiu ao Governo desbloquear a nova etapa do plano de desconfinamento no início desta semana, aliviando restrições nos restaurantes e transportes públicos.

Os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS) mostram que houve 2.338 recuperados, quase em linha com o número de novas infeções e óbitos. Pelo que, em termos líquidos, Portugal tenha contabilizado “apenas” 18 casos a mais nas últimas 24 horas, registando 45.426 infeções ativas neste momento.

Os internamentos subiram, ainda assim: mais cinco em relação ao balanço anterior, para 675 internamento. Já os casos mais graves em cuidados intensivos registaram um recuo: há menos seis casos em UCI, um total de 144 doentes a requererem atenção especial dos médicos.

Por regiões, Norte (866 casos) e Lisboa e Vale do Tejo (722) são as regiões com mais casos e a região Centro foi a região com mais óbitos (cinco) a lamentar.

O mapa de risco mostra que Portugal se mantém na zona laranja, observando uma ligeira inclinação para a direita (ver página 3 do boletim), por causa do aumento do Rt (que mostra quantas pessoas cada infetado contagia em média), de 0,98 para 0,99, tanto a nível nacional como no continente.

A incidência (média de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias) está nos 312,7 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, um ligeiro recuo face ao último balanço.

(Notícia atualizada às 14h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com mais 14 mortes e 2.370 casos com Covid. Rt sobe para 0,99

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião