5 coisas que vão marcar o dia

Os ministros das Finanças da União Europeia reúnem-se no Ecofin e termina o prazo para os concorrentes se pronunciarem sobre as ajudas do Estado à TAP.

O primeiro dia da semana é marcado pela reunião do Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiro (Ecofin). Termina o prazo para os concorrentes se pronunciarem sobre as ajudas do Estado à TAP. Esta segunda-feira, destaque ainda para a continuação do julgamento de Ricardo Salgado e para o julgamento dos recursos apresentados por 12 bancos de coimas aplicadas pela Autoridade da Concorrência que totalizam 225,2 milhões de euros. No tecido industrial, será lançada a primeira pedra da nova unidade de produção da Fischer em Amarante.

Ministros reúnem-se no Ecofin

Os ministros das Finanças reúnem-se presencialmente em Bruxelas para o Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiro (Ecofin). A reunião conta igualmente com a presença dos Governadores dos bancos centrais dos Estados-membros. Reforçar o impacto comum das políticas monetária e orçamental, preparar os desafios futuros e recuperação verde são alguns dos assuntos que vão estar em cima da mesa.

Prossegue julgamento de Ricardo Salgado na Operação Marquês

Ricardo Salgado regressa a tribunal esta segunda-feira para continuar a ser julgado no âmbito da Operação Marquês. O antigo presidente do BES foi pronunciado pelo juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, por três crimes de abuso de confiança, em processo conexo e separado da Operação Marquês. A defesa de Ricardo Salgado chegou a pedir ao Tribunal da Concorrência que tenha em conta a saúde do ex-presidente do BES e que, caso não atenda ao pedido de absolvição, haja cúmulo com a sanção já transitada em julgado.

Termina prazo para concorrentes se pronunciarem sobre ajudas do Estado à TAP

Termina esta segunda-feira o prazo para os concorrentes se pronunciarem sobre as ajudas do Estado à TAP. A companhia área ganhou alguns meses para reembolsar o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros concedido pelo Estado português. Em vez de 1 de setembro, a companhia aérea viu prorrogado o prazo até ao final do ano. O ministro das Finanças, João Leão, revelou que o próximo Orçamento do Estado vai ter uma dotação inscrita de 990 milhões de euros de apoios públicos para a TAP.

Arranca o julgamento dos recursos de coimas do “cartel” da banca

Esta segunda-feira começa o julgamento dos recursos apresentados por 12 bancos, de coimas aplicadas pela Autoridade da Concorrência que totalizam 225,2 milhões de euros. Em causa neste processo estão os recursos apresentados pelos 12 bancos que foram condenados pela Autoridade da Concorrência (AdC) por, durante mais de 10 anos, terem trocado entre si “informação sensível relativamente ao crédito habitação, crédito ao consumo e crédito a empresas, o que consubstancia uma prática concertada entre concorrentes (ou seja, neste caso, uma coordenação informal entre empresas que substitui os riscos da concorrência por uma consciente cooperação prática entre elas)”.

Será lançada a primeira pedra da nova unidade de produção da Fischer em Amarante

A multinacional suíça Fischer Connectors, especializada em conectores de alta tecnologia, escolheu Portugal para expandir o seu negócio e vai investir 5,6 milhões de euros na construção de uma nova fábrica de eletrónica em Amarante, mais concretamente em Aboadela. A primeira pedra vai ser lançada esta segunda-feira e vai contar com a presença do presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, o CEO do grupo Jonathan Brossard, que pertence à terceira geração da família Fischer, do CFO, Cyrill Schuler e do COO, Emmanuel Rapin. O grupo pretende contratar cerca de 100 colaboradores, sendo que numa primeira fase está prevista a contratação de 50 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião