85% dos portugueses já têm uma dose da vacina contra a Covid

Portugal atingiu este domingo a meta de ter 85% da população portuguesa do território continental com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19.

Portugal tem já 85% da população portuguesa do território continental com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, avançou este domingo Luís Marques Mendes e confirmou fonte oficial da task force ao ECO. 76,79% dos portugueses têm a vacinação completa.

Tal como era esperado para esta semana, Portugal atingiu este domingo os 85% da população com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, revelou Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário habitual na SIC. Na sexta-feira passada, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, já tinha dito que Portugal estava “muito perto” de atingir os 75% de população totalmente vacinada, sendo que o país estava perto de 85% da população com a primeira dose. E a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas, confirmou domingo que o país atingiu essa meta. “Hoje é um dia importante para todos nós. 85% da população portuguesa tem uma dose da vacina e esse é um resultado que devemos todos, enquanto povo, estar bastante orgulhosos”, salientou na SIC Notícias.

Perante esta fasquia, o analista político salientou “o dia histórico” e o sucesso no processo de vacinação. Ao ECO, fonte oficial da task force confirmou a informação, precisando que este domingo 84,9% da população já estava vacinada com pelo menos uma dose da vacina e 76,79% tinha completado o esquema vacinal.

Face à rápida disseminação da variante Delta, desde o início de julho houve um esforço para acelerar a vacinação contra a Covid-19, tendo-se chegado a administrar cerca de 158 mil vacinas por dia. Atualmente, o ritmo de vacinação está ligeiramente mais baixo, sendo que no último fim de semana mais de 100 mil pessoas foram vacinadas, das quais mais de 80 mil jovens entre os 12 e os 17 anos, segundo os dados oficiais citados pela Lusa.

No início de agosto, Portugal tinha alcançado a meta de ter 70% da população com, pelo menos, uma dose da vacina administrada. Esta fasquia foi alcançada mais cedo do que o previsto, o que levou o Governo a decidir antecipar a segunda fase do novo plano de desconfinamento. Assim, desde dia 23 de agosto, terminou a limitação da lotação nos transportes públicos e foi alargado o número de pessoas por mesa em restaurantes, cafés e pastelarias: são agora permitidas oito pessoas no interior e 15 nas esplanadas. Além disso, os espetáculos culturais, limitados às duas da manhã, passaram a poder receber participantes até ao limite de 75% da lotação. O mesmo acontece para casamentos e batizados.

Com o ritmo de vacinação a correr a bom ritmo, Portugal tem-se destacado entre os países na dianteira da vacinação, sendo expectável que alcance a meta de ter 85% da população com a vacinação completa “dentro de duas ou três semanas”, ou seja, ainda antes do fim do mês de setembro e mais cedo do que o previsto, segundo Luís Marques Mendes.

Esta fasquia vai permitir que país avance para a fase 3 do plano de desconfinamento, onde os restaurantes, cafés e pastelarias deixam de ter limites à sua lotação, assim como os espetáculos culturais. Será também o momento da reabertura normal dos bares e discotecas, mediante apresentação de certificado digital.

Desde 27 de agosto, a task force decidiu permitir que pessoas possam vacinar-se em qualquer centro de vacinação de Portugal continental desde que obtenham uma senha digital para a modalidade “Casa Aberta” (sem marcação por autoagendamento). Além disso, passou a ser possível escolher o centro de vacinação para a toma da segunda dose da vacina, mas essa opção tem de ser feita logo no dia em que se recebe a primeira dose.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

85% dos portugueses já têm uma dose da vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião