Clube de Criativos junta estudantes de ilustração para Ilustra Hackathon

Todos os participantes da maratona de ilustração são estudantes de várias instituições de ensino em Portugal.

O festival do Clube de Criativos de Portugal (CCP) está de volta. O XXIII Festival CCP abre portas a 21 de setembro e decorre até 1 de outubro, com o tema “Transformers”, que deverá ser ilustrado ao vivo pelos artistas que farão parte da Ilustra Hackathon, no dia 24.

“Mantém-se a Ilustra 33, com curadoria de Jorge Silva, que volta a organizar uma Ilustra Hackathon. Este ano, na sua nona edição, a Ilustra tem um formato diferente e mostra a próxima geração de ilustradores portugueses. Todos os participantes são estudantes de ilustração de várias instituições de ensino em Portugal: Faculdade de Belas Artes do Porto, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e, de Lisboa, ArCO, IADE e ETIC”, lê-se em comunicado.

Os trabalhos realizados no Hackathon integram a exposição Ilustra 33, que poderá depois ser visitada online, através do site do CCP.

Nesta edição, há sete categorias a concurso, entre elas publicidade, digital e social, design, craft, experiências de marca, meios e integração e inovação. No último dia do evento, 1 de outubro, serão anunciados os vencedores.

“Damos a palavra aos presidentes do júri. Luciana Cani, da AKQA Portland, Pedro Pires, da Solid Dogma, Cláudia Cristóvão, da Google Brand Studio/APAC Tóquio, Nuno Cardoso, da Nossa, Augusto Fraga, da Krypton e Rodrigo Albuquerque, da Arena Media, apresentam seis visões diferentes sobre as marcas e a criatividade em tempos de mudança”, explica a CCP.

Nessa mesma data, o clube apresenta também os primeiros vencedores das bolsas Zona II e os vencedores dos cinco briefs abertos, dando a conhecer os jovens criativos que melhor responderam a briefs reais dos Jogos Santa Casa, Worten, Ikea, Biokill e Fidelidade.

Com capacidade para 50 pessoas no recinto, a entrada é paga: 10€ para não sócios e 5€ para sócios, com sessão de perguntas e respostas no final. O evento terá transmissão online no site do clube.

“Este não é um ano para multidões, mas é importante voltarmos a estar juntos para celebrar a criatividade e dar palco a quem trabalha todos os dias para fazer bem e melhor. Escolhemos fazer um festival de formatos mais pequenos, mais íntimos. Sentimos que é o que este momento pede, isso e a oportunidade de aprendermos todos uns com os outros. Esperamos que mais gente pense como nós e se junte”, diz Susana Albuquerque, presidente do CCP.

Grande novidade do festival deste ano são as tertúlias

Além de concursos, o programa do XXIII Festival CCP- VIII Semana Criativa de Lisboa 2021 será marcado por diversas conversas em torno da criatividade, como é o caso da “Trabalho & Conhaque”, as tertúlias do CCP para profissionais do mercado de criatividade.

“A internacionalização do trabalho português”, “Como atrair e reter talento”, “Como conseguir mais mulheres nas lideranças criativas” e “Como organizar as novas equipas de trabalho num mundo pós-pandemia” são os temas a discutir nestas tertúlias, que acontecem presencialmente, entre 27 e 30 de setembro. Posteriormente, o CCP publicará também um paper com o conteúdo das conversas.

A app do Festival “Clube Criativos” já está disponível e pode ser descarregada para IOS ou Android, com toda a programação e links para as inscrições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clube de Criativos junta estudantes de ilustração para Ilustra Hackathon

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião