Apple quer iPhone a controlar som, ar e bancos do seu carro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 7 Outubro 2021

A Apple quer melhorar o seu sistema para automóveis, o CarPlay, desenvolvendo tecnologia que permitirá controlar o ar condicionado, os altifalantes de som e equalizadores, os assentos, entre outros.

A interface CarPlay, lançada pela Apple em 2014, pode ser utilizada pelos condutores de automóveis para controlar a música, obter direções e fazer chamadas telefónicas. Agora, a gigante tecnológica está a desenvolver tecnologia para permitir controlar o sistema de ar condicionado, o velocímetro, a rádio e os assentos, revela a Bloomberg.

O projeto, já conhecido internamente como “IronHeart”, exigirá a cooperação dos fabricantes de automóveis e sublinha a ideia de que os veículos podem ser um grande gerador de capital para a Apple, mesmo sem a empresa vender qualquer automóvel em si.

Os utilizadores terão acesso a este novo sistema também através de um iPhone, passando a aceder um conjunto de controlos, sensores e definições que incluem leituras internas e externas da temperatura e da humidade, as zonas de temperatura, ar condicionado e sistemas de descongelação, os assentos e apoios de braços, o velocímetro e conta rotações, as configurações para ajustar altifalantes de som, equalizadores, entre outros.

Ganhando acesso a controlos e instrumentos, a Apple poderá transformar o CarPlay numa interface que pode abranger quase todo o automóvel. Os dados podem também ser utilizados pela tecnológica ou por terceiros para criar novos tipos de aplicações ou acrescentar funcionalidades às funções existentes.

O “IronHeart” representa o maior impulso da Apple no que toca a carros desde que o CarPlay foi lançado há sete anos, mas pode não ter sucesso junto dos fabricantes de automóveis, pois podem recear entregar o controlo de características-chave à empresa liderada por Tim Cook. Atualmente, é possível usar o CarPlay em mais de 600 modelos de automóveis, contudo, outras iniciativas da Apple criadas nos últimos anos têm sido mais lentas a convencer os fabricantes de automóveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple quer iPhone a controlar som, ar e bancos do seu carro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião