BRANDS' ECOSEGUROS Omnicanal e personalização em seguros

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  • 7 Outubro 2021

Com a pandemia vieram também medidas como restrições à mobilidade ou distância social que precipitaram um processo que já tinha começado a um ritmo mais lento: a digitalização.

Desde que a pandemia COVID-19 começou, as nossas vidam têm sido afetadas por grandes transformações a uma escala global há quase dois anos. Medidas como restrições à mobilidade ou distância social precipitaram um processo que já tinha começado a um ritmo mais lento: a digitalização.

É um verdadeiro desafio mencionar alguma área no dia-a-dia que não tenha sido influenciada pela pandemia. Ao mesmo tempo, é inegável o papel preponderante que a Internet já desempenha. Agora desfrutamos de todo um mundo de possibilidades a apenas um clique de distância e sem a necessidade de fazer scroll.

Este cenário configura a nova realidade e o desafio que as seguradoras também enfrentam. Dada a enorme variedade de dispositivos conectados, bem como o ritmo acelerado de atualização e desenvolvimento de novos, como destacar aqueles que garantem o sucesso na criação, gestão e promoção de novos produtos ou serviços? É essencial que todas as mudanças passem pela rede de redes? Aqui entra em cena outro elemento chave: o omnicanal.

O mundo dos seguros já está a acompanhar esta tendência irrefreável com a mudança de contexto para páginas da web, apps, smartphones ou videochamadas. Este novo ambiente resulta na necessidade dos agentes se reinventarem e se adaptarem a novos canais de comunicação com o cliente que garantam a mesma —ou melhor— interação do que a comunicação presencial.

Nesse sentido, é de vital importância examinar e estabelecer novos modelos de distribuição para que o binómio agente-cliente seja reforçado por meio da valorização da experiência do cliente – o que se traduzirá num aumento nas apólices contratadas. Para isso, a hiperpersonalização e o autosserviço assente na recolha de dados relevantes serão os pilares desta mudança.

Para atender às demandas cada vez mais exigentes dos clientes – ponto essencial para uma estratégia de sucesso no setor – as empresas devem revisitar e ajustar os seus processos, bem como criar novos produtos ou serviços – tanto a partir dos já existentes quanto de raiz – que garantam simplicidade e transparência na sua contratação e utilização, tornando-os acessíveis aos potenciais clientes. Neste sentido, a inteligência artificial e o machine learning têm-se posicionado como aliados neste desafio, reduzindo os custos de digitalização. Será também fundamental garantir a segurança e a prevenção contra operações fraudulentas, para que o cliente se sinta protegido e confie na seguradora.

Uma estratégia omnicanal também passa pela modernização do setor, desde a angariação ao processamento de dados de clientes até o uso de plataformas de gestão avançadas. Este é o momento perfeito para potenciar a agilidade na capacidade de resposta às necessidades dos clientes e na adaptação às mudanças do setor.

Para isso, a gestão de ferramentas analógicas ou desatualizadas deve dar lugar a soluções digitais, como msg.Sales —para a criação, lançamento e gestão de ofertas e produtos— e Unified Distribution Platform (UDP) —para completar o ciclo de vida do seguro. Essas duas plataformas multicanais abrem as portas para uma digitalização eficiente e cobrem as diferentes linhas de negócios.

Numa sociedade cada vez mais adaptada à realidade digital, as seguradoras não podem ficar para trás. É agora ou nunca: omnicanal é o futuro desta indústria.

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