Lisboa já reciclou mais de 1,2 milhões de embalagens de bebidas em máquinas de recolha

  • Capital Verde
  • 12 Outubro 2021

Por dia, cada uma das 11 máquinas presentes na capital recolheu, em média, mais de 400 embalagens. Em menos de um ano, já foram encaminhadas mais de 64 toneladas de materiais para a reciclagem.

As máquinas de recolha automática fazem parte do projeto Bebidas+Circulares, que está a ser desenvolvido em Lisboa desde o final de novembro de 2020, e já contribuiu para a recolha de mais de 1,2 milhões de embalagens de bebidas.

O projeto, que também conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa, tem um orçamento de perto de um milhão de euros e um financiamento de 90% pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu em Portugal para o período 2014-2021, criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, o EEA Grants.

A iniciativa, promovida pelas associações APIAM, APED e PROBEB, contou com a adesão dos lisboetas, bem visível nas mais de 400 embalagens recolhidas por dia em cada uma das 11 máquinas presentes na capital. Tal facto permitiu encaminhar para a reciclagem mais de 64 toneladas de materiais em menos de um ano.

Todas as máquinas estão preparadas para recolher garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, e latas de metal. Há ainda outras, devidamente identificadas, onde também se podem colocar garrafas de vidro. Pode encontrar estas máquinas em vários associados da APED, como o Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan, El Corte Inglés e ainda no Mercado Municipal de Benfica.

As regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são muito simples. Basta depositar nas máquinas as embalagens aceites e recebe um talão no valor total correspondente às embalagens devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros.

Pode utilizar esses talões em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as embalagens foram entregues ou pode doar o valor recebido à Associação Mais Proximidade Melhor Vida, que apoia a população idosa a viver na grande Lisboa. Para isso, basta selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação.

De ressalvar, ainda, que três das 11 máquinas funcionam em regime exclusivo para donativos. No caso do Mercado Municipal de Benfica, as doações revertem para a Associação “Ajuda de Berço”, instituição que apoia bebés e crianças desprotegidas, localizada na Freguesia de Benfica. Até ao momento, já foram doados mais de 2 mil euros a estas duas instituições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa já reciclou mais de 1,2 milhões de embalagens de bebidas em máquinas de recolha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião