Hoje nas notícias: Altice, Efisa e ferrovia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 22 Outubro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Já há cinco interessados numa possível compra da subsidiária Altice Portugal, dona da MEO. O Banco de Portugal rejeitou a proposta do IIBGroup Holdings WLL para comprar dois bancos portugueses. E o antigo ministro de Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, responsabiliza o primeiro-ministro em caso de crise política. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Altice estuda venda da dona da Meo. Há cinco interessados

A Altice Europe está a estudar a venda da Altice Portugal e, por enquanto, há, pelo menos, cinco interessados – Blackstone, CVC Capital Partners, Apollo Global Management e EQT, e ainda a operadora espanhola MásMovil, dona da Nowo. Fontes próximas do processo avaliam a operação em cerca de sete mil milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Supervisor rejeita proposta do IIBG para comprar Efisa e Banco Português de Gestão

O Banco de Portugal (BdP) informou o IIBGroup Holdings WLL (IIBG), do Bahrein, que não estão reunidas as condições para aprovar a compra de uma participação qualificada nos bancos portugueses Efisa (que foi nacionalizado com o BPN) e o Banco Português de Gestão (BPG). Os árabes foram notificados há cerca de uma semana e a Fundação Oriente continua a querer alienar o BPG, já tendo, aliás, novos interessados.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Em caso de crise política, “a responsabilidade é do primeiro-ministro”, diz Poiares Maduro

Em entrevista conjunta ao Diário de Notícias (acesso pago) e TSF (acesso livre), Miguel Poiares Maduro considerou que “se houver crise política em Portugal a culpa é do primeiro-ministro”. Isto porque, segundo o ex-ministro do Governo de Passos Coelho, António Costa “sempre fechou a porta ao regresso de uma política” com foco no centro, criando uma “bipolarização” ao fazer coligação com o BE e o PCP. Sobre o PSD, Poiares Maduro refere como primeira condição para o regresso ao poder dos social-democratas demonstrar uma vontade de “reformar o sistema político”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Plano Ferroviário Nacional recebeu 318 contributos: metade é sobre o mapa de rede

Terminou em setembro a primeira fase da discussão do Plano Ferroviário Nacional, com a receção de 318 contributos: críticas à Comboios de Portugal (CP), exigência de novas vias férreas, reflexões estratégicas sobre a mobilidade e até a apresentação de projetos técnicos. Só estes últimos representam 78 das propostas recebidas. A grande maioria (292) é de origem particular, enquanto as restantes 26 é de entidades como associações ou municípios.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

PJ sem diretores em Lisboa e no Norte

A Polícia Judiciária (PJ) está sem diretores na Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, na Diretoria do Norte e na Unidade de Informação Financeira (UIF). Uma associação sindical do setor alerta ainda para a falta de pelo menos um diretor para o departamento disciplinar e outro para a unidade de armamento e segurança. Em alguns casos, a situação arrasta-se há cerca de meio ano, sendo também uma preocupação o estatuto profissional do pessoal da PJ, cuja regulamentação está atrasada há mais de um ano.

Leia a notícia completa na TSF (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Altice, Efisa e ferrovia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião