Queda de 9% dos CTT assombra semana negativa do PSI-20

A bolsa nacional caiu mais de 1% devido à queda superior a 9% dos CTT na sequência da apresentação dos resultados. O PSI-20 regista assim a maior queda semanal desde o início de setembro.

O PSI-20 desvalorizou 1,02% para os 5.644,63 pontos na sessão desta sexta-feira, prejudicado principalmente pela queda significativa dos CTT, a maior em mais de três meses. O principal índice nacional terminou assim uma semana negativa, registando a maior queda semanal desde o início de setembro, destoando da tendência positiva que se registou na Europa.

O deslize da bolsa lisboeta esta sexta-feira está em contraciclo com o que aconteceu nas principais praças europeias. As praças britânica, francesa, espanhola e alemã valorizaram entre 0,1% e 1%. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, fechou praticamente inalterado. Em Lisboa, a maioria das cotadas (11) fechou em terreno negativo, com seis cotadas no verde e duas inalteradas.

O destaque vai para os CTT que caíram 9,94% para os 4,35 euros — a maior queda desde 16 de julho (-11,2%) —, após ter divulgado os resultados até setembro. A empresa liderada por João Bento lucrou 26,3 milhões de euros nesse período, seis vezes mais do que os 4,3 milhões conseguidos em igual período de 2020. Contudo, o terceiro trimestre não foi tão positivo, com o EBIT recorrente a cair 19,6% para 11 milhões devido ao aumento de 19,1% nos custos operacionais.

Uma nota divulgada esta sexta-feira pelo BPI/CaixaBank dá conta de outra notícia “potencialmente negativa” para os CTT: a Cainiao Network, a empresa de logística da Alibaba, anunciou o lançamento de centros de distribuição em Espanha, França, Alemanha e Itália. “É potencialmente negativa pois acreditamos que a AliExpress deverá ser um dos principais clientes dos CTT em Espanha e o aumento da sua capacidade de entregas poderá reduzir a penetração dos CTT” naquele mercado, dizem os analistas.

O setor energético também não deu tréguas ao PSI-20. A EDP Renováveis cedeu 2,38% para os 22,14 euros, a REN encolheu 2,11% para os 2,55 euros, a Greenvolt desvalorizou 1,58% para os 6,85 euros e a EDP tropeçou 1,53% para os 4,75 euros. No caso da elétrica nacional, esta queda acontece depois de ter apresentado um lucro recorrente de 510 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa uma queda de 2% face ao mesmo período do ano passado.

A evitar uma queda mais pronunciada do PSI-20 esteve a Semapaa holding que detém a Navigator reportou uma subida de quase 70% do lucro para 122,2 milhões de euros até setembro — cujas ações valorizaram 1,63% para os 12,46 euros, assim como a Galp Energia que valorizou 0,91% para os 9,08 euros e a Jerónimo Martins que avançou 0,53% para os 19,89 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queda de 9% dos CTT assombra semana negativa do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião