Hoje nas notícias: “Fundo abutre”, comboios e Ivo Rosa

  • ECO
  • 11 Novembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O fundo de capital de risco Fortitude Capital quer gastar até 500 milhões em Portugal e vê no Novobanco e BCP dois ativos apetecíveis para uma possível operação de fusão. Na política, o comunista Jorge Cordeiro defende que “dar maioria absoluta ao PS seria premiar quem merece ser castigado”. A marcar o dia está ainda a notícia de que avarias recorrentes têm cortado a velocidade dos Alfa e Intercidades para metade. E Ivo Rosa quer ser juiz desembargador.

Fundo abutre faz mira ao Novobanco e BCP

Há um novo “fundo abutre” interessado em investir no mercado português. A Fortitude Capital quer gastar até 500 milhões de euros e vê como dois ativos apetecíveis o Novo Banco e o BCP, para uma potencial operação de fusão. Este tipo de fundos sonda o mercado à procura de negócios a preços de saldo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

“Dar maioria absoluta ao PS seria premiar quem merece ser castigado”

Jorge Cordeiro, membro da comissão política do PCP e um dos elementos da equipa de negociação do Orçamento do Estado (OE), acusa o primeiro-ministro de fazer bluff nas negociações e de se apropriar “indevidamente” de propostas do PCP, como o aumento extraordinário das pensões, medida que o PS tenciona incluir no programa eleitoral para as eleições antecipadas de 30 de Janeiro. “Andaram a fazer bluff e a fazer propostas que na prática sabiam que não iam aplicá-las, mas sobretudo usá-las e instrumentalizá-las no plano eleitoral e o caso das reformas é um deles”, realça Jorge Cordeiro, em entrevista ao Público e à Renascença.

Leia a entrevista no Público (acesso condicionado) e Renascença (acesso livre).

Avarias constantes cortam velocidade do Alfa e Intercidades a metade

Entre janeiro e 15 de outubro deste ano, o mecanismo de apoio à circulação ferroviária Convel registou 83 falhas, levando os comboios Alfa Pendular e Intercidades a terem de circular a metade da velocidade. O sistema já foi descontinuado e só deverá ser substituído por outro mais moderno em 2025.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Ivo Rosa quer ser juiz desembargador

O juiz Ivo Rosa candidatou-se ao Tribunal da Relação de Lisboa, segundo o Observador. A candidatura já foi admitida pelo Conselho Superior da Magistratura, sendo que o juiz está entre os 80 candidatos a juízes desembargadores. O concurso vai decorrer entre fevereiro e abril do próximo ano, sendo que os resultados só serão conhecidos em maio.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Rede dos Comandos também atacava contas bancárias

Além do tráfico de diamantes, ouro e droga entre África e a Europa, a alegada rede de militares e ex-comandos também se dedicaria a assaltar contas bancárias de particulares, tanto em Portugal como em Espanha. Em causa estava o roubo de dados dos clientes através do método “phishing” (quando um site na internet ou email tenta fazer-se passar por um serviço legítimo). O plano passava por enviar emails semelhantes aos do Novobanco. No mesmo correio eletrónico, os criminosos faziam-se passar por funcionários do banco e pediam o código de acesso ao homebanking. Dezenas de pessoas terão sido vítimas da burla.

Leia a notícia no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: “Fundo abutre”, comboios e Ivo Rosa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião