Santos Silva sobre caso Rendeiro: “Devemos ser estadistas quando estão em causa questões de Estado”

Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, fala sobre o caso Rendeiro e mostra-se disponível para prestar auxílio diplomático às autoridades sul-africanas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, manifestou-se disponível para qualquer questão diplomática no que toca a Portugal e a África do Sul.

E reagiu às declarações do líder do PSD, Rui Rio. Explicou que não ia comentar o caso de João Rendeiro por ser um “ministro de Estado. E acrescentou: “devemos ser estadistas quando estão em causa questões de Estado. Eu sou o MNE, o que posso dizer já o disse”, disse o membro do Governo, em Bruxelas. “Julgo que os líderes políticos, incluindo o maior partido da oposição, devem fazer o mesmo”.

No domingo, Rui Rio deixou críticas implícitas à sobre-exposição do diretor-nacional da Polícia Judiciária nas televisões portuguesas este sábado, depois da detenção de João Rendeiro. O líder do PSD associou mesmo a captura do ex-banqueiro na África do Sul ao facto de Portugal ir a eleições legislativas no próximo mês. “Pelos vistos, o azar de João Rendeiro foi haver eleições em janeiro”, escreveu Rio na sua conta na rede social Twitter.

O presidente do PSD e candidato a primeiro-ministro abordava o “dom da ubiquidade” do diretor da PJ, Luís Neves, que se desdobrou em várias entrevistas aos canais de televisão para explicar os contornos da detenção e do processo de extradição do fundador do BPP.

O MNE disse ainda que na questão judicial “devo abster-me de qualquer comentário a não ser disponibilizar o MNE para tudo o que seja necessário para que o processo judicial possa decorrer. Não falei com nenhum membro do Governo sul -africano. Se as autoridades judiciárias cooperam, e até hoje essa cooperação tem sido feita e está a correr bem, não é nenhuma necessária nenhuma outra intervenção, para já”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santos Silva sobre caso Rendeiro: “Devemos ser estadistas quando estão em causa questões de Estado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião