Regulador europeu prepara-se para aprovar quinta vacina contra a Covid
A vacina da Novavax poderá ser a quinta autorizada para a União Europeia, juntando-se às vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna, Janssen e AstraZeneca.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) avançou esta quinta-feira que poderá aprovar na próxima semana a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa de biotecnologia norte-americana Novavax, enquanto a organização Mundial de Saúde (OMS) divulgará a posição “nos próximos dias”, avança o Financial Times (acesso pago).
A vacina Novavax já foi aprovada nas Filipinas e na Indonésia e o fabricante apresentou um pedido de aprovação no Reino Unido. A empresa espera também apresentar um pedido completo à US Food and Drug Administration até ao final do ano.
A vacina Covid-19, também conhecida como Nuvaxovid, seria o primeiro produto comercializado pela empresa com sede em Maryland após mais de três décadas de atividade.
Com a designação oficial de NVX-CoV2373, esta vacina é baseada em proteína desenvolvida a partir da sequência genética de SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença Covid-19. Contrariamente às vacinas mRNA feitas por Moderna e Pfizer, a vacina Novavax usa um tipo de tecnologia mais tradicional baseada em proteínas.
A vacina Novavax demonstrou ter uma eficácia até 90,4%. A empresa está agora a testar a sua eficácia contra a nova variante Ómicron.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Regulador europeu prepara-se para aprovar quinta vacina contra a Covid
{{ noCommentsLabel }}