Microsoft compra produtora dos jogos Call of Duty e WoW por 69 mil milhões, o maior negócio de sempre da tecnológica

A Microsoft vai comprar a produtora de videojogos Activision Blizzard por 69 mil milhões de dólares. É o maior negócio de sempre da tecnológica e reflete uma indústria em franco crescimento.

A Microsoft confirmou esta terça-feira que chegou a um acordo para adquirir a Activision Blizzard, a empresa que desenvolve os populares videojogos Call of Duty e World of Warcraft, por 69 mil milhões de dólares (cerca de 60,4 mil milhões de euros). A notícia foi avançada pela Bloomberg e pelo WSJ, que notam que este é o maior negócio da história da tecnológica.

A aquisição desta empresa, que resultou da fusão da Activision com a Blizzard, pela dona das consolas Xbox, vai combinar duas das maiores empresas do mundo na indústria dos videojogos. O preço de perto de 70 mil milhões de dólares (95 dólares por ação) a pagar pela Microsoft reflete o crescimento que o setor tem experienciado nos últimos anos, exacerbado pelos efeitos da pandemia nos hábitos de consumo.

“Esta aquisição vai acelerar o crescimento da Microsoft no negócio do gaming no mobile, PC, consolas e cloud e vai servir de base ao metaverso”, justificou a tecnológica liderada por Satya Nadella, fazendo, assim, referência direta a uma das maiores tendências do setor tecnológico nos últimos meses. Em face desta notícia, os títulos da Activision Blizzard estão a subir mais de 30% nas negociações antes da abertura dos mercados. Já as ações da Microsoft recuam 1,7%.

Com a compra desta empresa, a Microsoft herda também alguns problemas. A Activision Blizzard tem estado no centro de um escândalo relacionado com múltiplas denúncias de assédio sexual a trabalhadoras da companhia. Precisamente esta terça-feira, o WSJ noticiou que foram despedidos mais de 30 funcionários da Activision Blizzard desde julho e 40 outros foram alvo de medidas disciplinares em casos associados a condutas impróprias, sendo públicos os sérios problemas na cultura empresarial da companhia.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft compra produtora dos jogos Call of Duty e WoW por 69 mil milhões, o maior negócio de sempre da tecnológica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião