TTR: PLMJ lidera M&A em Portugal em valor e número de operações

No ranking mais significativo -- relativo ao valor de transações -- no top cinco estão ainda a Uría Menéndez- Proença de Carvalho, seguida da VdA, Linklaters e Morais Leitão. 

A PLMJ foi a líder por número e valor de transações de M&A em Portugal em 2021, segundo o relatório anual da TransactionalTrack Record (TTR). No ranking mais significativo — relativo ao valor de transações — estão ainda no ‘top five’ a Uría Menéndez- Proença de Carvalho, seguida da VdA, Linklaters e Morais Leitão.

Neste relatório, que faz uma análise do que foi a atividade de fusões e aquisições na península ibérica durante 2021, a PLMJ lidera as tabelas nacionais de assessoria jurídica quer em valor total das operações, mais de 6 mil milhões de euros, quer em número de transações, com 43. A Uría conta com o valor de 3,6 mil milhões de euros e a VdA com 3,4 mil milhões.

De registar que 53,7% das transações registadas pela TTR é de valor confidencial, o que significa que os rankings de valor apenas incidem sobre menos de metade to total de operações em Portugal.

Veja aqui as tabela relativa ao ranking por valor das transações

Na tabela dedicada a operações de M&A, a PLMJ também se destaca, ocupando a 1ª. posição do ranking por volume de transações, com 43 no total, seguida da Morais Leitão e a Garrigues, ambas com 32, e a SRS com 29. A Cuatrecasas figura no ranking logo de seguida, com 22 operações assessoradas em 2021.

Veja a tabela relativa ao número de negócios

A transação destacada pelo TTR em 2021 foi a venda, pelo Grupo Sonae, de participação de 24,99% na Sonae MC para a Camoens Investments, entidade detida indiretamente por fundos geridos pela CVC Capital Partners. O valor da transação é de EUR 528,00m.

A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Morais Leitão, Cuatrecasas Portugal; e Freshfields Bruckhaus Deringer US. Do lado financeiro, a transação foi assessorada pelo Goldman Sachs; McKinsey & Company; Deloitte Portugal, o qual realizou due diligence; e pelo PwC Portugal, que realizou assessoria financeira e due diligence.

No que se refere ao ranking de assessores financeiros, por número de transações em 2021 lidera o Lazard, com três transações. Em valor, lidera o J.P. Morgan Chase International Holdings, com um total de EUR 5,5 mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TTR: PLMJ lidera M&A em Portugal em valor e número de operações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião