Alemanha quer atrair 400 mil trabalhadores estrangeiros qualificados por ano

Para tornar o país mais atrativo, o novo governo planeia aumentar o salário mínimo para 12 euros por hora de trabalho.

O novo governo alemão, que resulta da coligação entre os sociais-democratas do SDP, os liberais do FDP e os Verdes, quer atrair 400 mil trabalhadores qualificados, vindos do estrangeiro, por ano. Esta meta é resultado do problema de escassez de mão de obra que o país vive, e que já foi considerado uma das ameaças à recuperação económica. Para tornar o país mais atrativo, o salário mínimo deverá aumentar.

“A falta de trabalhadores qualificados tornou-se tão séria que agora está a abrandar de forma dramática a nossa economia. Só podemos controlar o problema de uma força de trabalho a envelhecer com uma política moderna de imigração”, avança Christian Duerr, líder parlamentar dos liberais FDP, citado pela agência Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

“Temos de atingir a marca dos 400 mil trabalhadores qualificados vindos do estrangeiro o mais depressa possível”, acrescenta.

Para tornar o país mais atrativo, a nova coligação já estabeleceu algumas medidas. Entre elas está o aumento do salário mínimo nacional para 12 euros por cada hora trabalhada.

O Instituto Económico da Alemanha estima que a força de trabalho no país diminua mais de 300 mil pessoas este ano, uma vez que estão previstas mais pessoas a reformarem-se do que jovens a entrar no mercado de trabalho. Espera-se que esta diferença dispare para menos 650 mil pessoas a trabalhar em 2029.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha quer atrair 400 mil trabalhadores estrangeiros qualificados por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião