5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos os resultados da reunião da Fed, que deverão mexer com os mercados. Além disso, vão ser divulgados dados sobre energia renovável na Europa.

Este promete ser um dia agitado nos mercados, com vários acontecimentos que podem influenciar o sentimento dos investidores. Por um lado, serão conhecidos os resultados da reunião do banco central dos EUA, que deverá anunciar decisões quanto às taxas de juro, enquanto é também dia de encontro entre a Ucrânia e a Rússia, com a presença da Alemanha e França, com o objetivo de amenizar as tensões. Vão também ser reveladas as contas de empresas como a Boeing e a Tesla. No campo das estatísticas, vão ser divulgados dados sobre energia renovável.

Decisão da Fed sobre taxas de juro

Termina esta quarta-feira a reunião de dois dias do Comité do Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed) norte-americana. É esperada a confirmação de um primeiro aumento das taxas de juro em março, para combater a evolução da inflação, sendo que poderão também existir decisões adicionais para o resto do ano.

Eurostat publica dados sobre energia renovável

O Eurostat revela dados sobre a eletricidade renovável durante o ano de 2020, nomeadamente estatísticas sobre as fontes deste tipo de energia. Em 2019, as fontes de energia renováveis ​​representaram 34% do consumo bruto de eletricidade na União Europeia, o que representa uma subida ligeira face aos 32% registados em 2018.

Mercados reagem a resultados

Continua a temporada de apresentação de resultados das empresas norte-americanas, que tem mexido com os mercados. Chega a vez, esta quarta-feira, de duas cotadas relevantes em Wall Street prestarem contas: a Boeing e a Tesla, que vão assim revelar como evoluíram os negócios durante o ano de 2021.

Países tentam amenizar tensões na Ucrânia

As tensões têm estado altas entre a Ucrânia e a Rússia, algo que tem preocupado os líderes mundiais e feito tremer os mercados. Será dado, esta quarta-feira, mais um passo para tentar desbloquear o processo de paz, com uma reunião entre os representantes dos países do Formato Normandia, que junta Alemanha, França, Rússia e Ucrânia, sendo este um método que tem sido defendido por vários responsáveis europeus.

Último dia de votação em confinamento

Este é segundo e o último dia em que as equipas municipais vão recolher os votos das pessoas em confinamento ou isolamento devido à Covid-19 e outros impedidos de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, como utentes de lares ou presos. Estas pessoas podiam solicitar, até ao dia 23, a recolha do respetivo voto na morada onde se encontram a cumprir confinamento, para ser recolhido entre 25 e 26 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião