Inflação e Fed assustam Wall Street

Wall Street registou perdas, no dia em que foram conhecidos os números da inflação relativos a janeiro. Investidores temem que escalada dos preços empurre Fed para política mais agressiva.

Os mercados norte-americanos terminaram a penúltima sessão da semana em “terreno negativo“, com os investidores preocupados com a possibilidade de a escalada da inflação levar a Reserva Federal a assumir uma política financeira mais apertada.

O índice de referência em Wall Street, o S&P 500, fechou as negociações a cair 1,81% para 4.504,05 pontos. Também abaixo da linha de água, o tecnológico Nasdaq recuou 2,1% para 14.185,64 pontos e o industrial Dow Jones desceu 1,47% para 35.241,69 pontos.

Os mercados estiveram a reagir nesta sessão aos números de janeiro da inflação. O primeiro mês do ano foi sinónimo de uma subida homóloga de 7,5% do Índice dos Preços no Consumidor nos Estados Unidos, o que ficou acima do previsto (7,3%) e correspondeu mesmo ao acréscimo mais acentuado das últimas quatro décadas.

Estes dados despertaram logo entre os investidores o receio de que o banco central norte-americano venha a endurecer as suas políticas. Entretanto, e contribuindo para esse sentimento, o presidente da Reserva Federal de St. Louis, James Bullard, indicou que seria desejável um aumento de um ponto percentual dos juro diretores até julho para responder à escalada da inflação.

“Os mercados deverão continuar voláteis até se conhecerem mais detalhes da subida dos juros a ser levada a cabo pela Fed”, explicou, em reação, Terry Sandven, estrategista no Bank Wealth Management, citado pela Reuters.

Em maior detalhe, nesta sessão, destaque para as ações da Tesla, da Nvidia e da Microsoft, que recuaram, respetivamente, 2,95% para 904,55 dólares, 3,3% para 258,24 dólares e 2,84% para 302,38 dólares.

Entretanto, as cotadas continuam a apresentar os seus resultados relativos ao quarto trimestre de 2021, dando ânimo aos mercados. Assim, os títulos da Walt Disney Co valorizaram 3,35% para 152,16 dólares, depois de esta gigante do entretenimento ter anunciado um forte crescimento das subscrições na sua plataforma de streaming e das visitantes aos seus parques temáticos.

No “verde”, também esteve em destaque a Mattel. Os títulos da fabricante da Barbie dispararam 7,65% para 24,49 dólares, após ter dito que prevê ter fechado 2021 com lucros acima das expectativas. Na mesma situação, esteve a Kellog Co, cujas ações avançaram, assim, 3,06% para 63,58 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação e Fed assustam Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião