5 coisas que vão marcar o dia

É dia de conhecer os dados relativos à evolução do PIB e do emprego na UE e na área da moeda única. Também esta terça-feira, António Costa recebe todos os partidos, com exceção do Chega.

Para esta terça-feira está marcada a divulgação da estimativa rápida da evolução do PIB e do emprego na UE e na Zona Euro, mas também a publicação dos dados das taxas de juro implícitas no crédito à habitação relativos a janeiro. O dia fica ainda marcado pelas reuniões de António Costa com os vários partidos e pela apresentação das estatísticas das emissões de gases poluentes relativas ao terceiro trimestre de 2021. Esta terça-feira é, além disso, sinónima do fim do prazo para comunicar ao Fisco mudanças no agregado familiar.

Como está a evoluir a economia da UE?

O Eurostat publica esta terça-feira a estimativa rápida da evolução Produto Interno Bruto (PIB) e do emprego na União Europeia e na Zona Euro relativa ao quarto trimestre de 2021. Por cá, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, entre outubro e dezembro, o desemprego situou-se em 6,3%, o que corresponde a um recuo tanto em cadeia, como em termos homólogos. Já a economia nacional cresceu 1,6% em cadeia (face ao terceiro trimestre de 2021) e 5,8% em termos homólogos.

INE divulga taxas de juro implícitas no crédito à habitação

O Instituto Nacional de Estatística dá a conhecer esta terça-feira os dados das taxas de juro implícitas no crédito à habitação relativos a janeiro. No último mês de 2021, a taxa de juro no crédito à habitação caiu para 0,801%, após dois meses consecutivos de subidas. “A taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu para 0,801%, valor inferior em 0,6 pontos base ao registado no mês anterior. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro foi 0,682%”, adiantou o gabinete de estatísticas, no início de 2022.

PS analisa resultados eleitorais e Costa recebe partidos

António Costa convocou para esta terça-feira, da 15 de fevereiro uma reunião da Comissão Política Nacional do PS para analisar os resultados eleitorais e avaliar a situação política. O encontro está marcado para as 21h00 e terá lugar na sede nacional dos socialistas, no Largo do Rato. Na ida às urnas de 30 de janeiro, o partido de António Costa conseguiu a maioria absoluta, com 119 mandatos. Ainda assim, o atual e futuro primeiro-ministro já assegurou que quer valorizar o diálogo na Assembleia da República e na Concertação Social. Daí que para esta terça-feira António Costa tenha marcadas também reuniões com todos os partidos que conseguiram representação parlamentar, com exceção do Chega.

É dia de conhecer evolução dos gases poluentes

Esta terça-feira é dia de o Eurostat dar a conhecer os números do terceiro trimestre de 2021 das emissões de gases com efeitos de estufa. No segundo trimestre, as emissões destes gases poluentes aumentaram 18% nos Estados-membros da União Europeia, face ao trimestre homólogo de 2020, o que refletiu a recuperação económica depois da quebra abrupta verificada no mesmo período do ano anterior devido à pandemia e às restrições a ela associadas.

Atenção, contribuintes. É o último dia para comunicar mudanças no agregado

Termina esta terça-feira o prazo para contribuintes portugueses comunicarem à Autoridade Tributária e Aduaneira as eventuais alterações que se tenham registado no agregado familiar relativamente a 2021. Caso não tenha havido qualquer mudança, não precisa de nada fazer, já que o Fisco passa, então, a assumir como válidas as informações familiares e pessoais apresentadas na última entrega do IRS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião