Financiador do Nord Stream2 exclui ação legal “por agora”
Após a Alemanha suspender o processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2, o Uniper exclui qualquer possibilidade de ação legal contra a decisão, e espera solução diplomática.
O Uniper, um dos cinco co-financiadores do Nord Stream2, exclui a possibilidade de ação legal face à decisão alemã de suspender indefinidamente o processo de certificação do gasoduto, avançou esta quarta-feira a Reuters (acesso condicionado / conteúdo em inglês).
A Uniper, empresa energética alemã e acionista do Nord Stream 2, revelou não estar envolvida em nenhuma questão relativa às consequências legais da suspensão anunciada pelo Governo alemão. “Não estamos a olhar, pelo menos agora, para quaisquer questões” ou “consequências legais”, disse Klaus-Dieter Maubach, CEO da Uniper. “Esperamos uma solução diplomática muito em breve, e aí será retomado o processo de certificação em torno do Nord Stream”, acrescentou.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou na terça-feira que a Alemanha iria suspender o processo de certificação do gasoduto em resposta à decisão russa de reconhecer a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, e o subsequente envio de tropas. Segundo o chanceler, a interrupção surge num momento em que o Ocidente está a averiguar as sanções económicas a aplicar a Moscovo, bem como a estudar se o gasoduto coloca em risco o abastecimento energético europeu.
“Acredito que, se alguém considerar ações legais contra o Governo alemão ou a Comissão Europeia, será o Nord Stream 2… e não nós, sendo basicamente um investidor financeiro”, disse o CEO da Uniper.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Financiador do Nord Stream2 exclui ação legal “por agora”
{{ noCommentsLabel }}