Fundos Afendis e Davidson Kempner entram na Cerealto Siro como accionistas maioritários
Os fundos ficarão com 75% da empresa de bolachas enquanto os restantes 25% permanecem nas mãos do seu fundador e até à data principal accionista, Juan Manuel González Serna, que mantém a presidência.
A Cerealto Siro Foods resolve a sua complicada situação financeira com a entrada dos fundos de capital de risco Afendis e Davidson Kempner, de acordo com ‘El Confidencial’, citado pela Servimedia.
O novo acionista da empresa contribuirá com 60 milhões de euros para reestruturar a empresa e devolvê-la à rota de crescimento, após um período marcado por um pesado endividamento (cerca de 300 milhões de euros) a que se soma o impacto no seu negócio do aumento drástico do preço das matérias-primas utilizadas no fabrico dos seus produtos, principalmente bolachas e cereais.
O grupo, com sede na província espanhola de Palência, resolve assim a sua estrutura de capital após um ano a procurar um sócio investidor, fase em que a empresa francesa Biscuit International, propriedade do fundo Platinum Equity, era a favorita.
No final, dois fundos internacionais irão ficar com 75% da empresa e fornecer o capital necessário para estruturar o negócio. A entrada dos novos sócios deverá efetivar-se dentro de sete semanas.
Antes de encerrar esta operação, a Cerealto Siro já tinha desinvestido em vários negócios e tinha levado a cabo um plano de ajustamento para melhorar a sua competitividade, um plano que deve continuar a implementar de forma a reduzir os seus custos de produção e assim cumprir as suas obrigações para com o seu novo investidor.
Mercadona, o principal cliente do grupo, que representa cerca de 60% das suas vendas, deu luz verde à operação daquele que é o seu principal fornecedor de bolhachas de marca própria.
Uma vez resolvida a sua estrutura de capital, a empresa espanhola dispõe dos fundos necessários para reestruturar e atingir uma meta de 20 milhões de Ebitda para este ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundos Afendis e Davidson Kempner entram na Cerealto Siro como accionistas maioritários
{{ noCommentsLabel }}