Hoje nas notícias: apoios, ECS Capital e EDP

  • ECO
  • 25 Março 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O novo Governo continua a marcar presença nos jornais esta sexta-feira. Por um lado, o Expresso revela que vão avançar já os apoios diretos às empresas, para fazer face ao impacto da guerra na Ucrânia. Por outro, o Público confirma que o Presidente da República bloqueou a continuidade de João Gomes Cravinho na Defesa, tendo este transitado para os Negócios Estrangeiros. Já olhando para as empresas, é noticiado que a EDP está a travar novos contratos de luz, devido aos elevados preços. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Governo avança já com ajudas diretas a empresas

Foi um dos “trunfos” de Costa na campanha: o PS já tinha um Orçamento do Estado preparado e por isso ia fazer aprová-lo logo que entrasse em funções. O plano continua a ser esse, mas o documento terá alguns ajustes, nomeadamente para contemplar as ajudas diretas às empresas mais afetadas pela subida dos preços da energia, na sequência da guerra na Ucrânia e alargar o crédito fiscal previsto a todo o ano e não apenas ao primeiro semestre.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Bancos chegam a acordo para dividir ativos da ECS

Os bancos que são donos dos fundos geridos pela ECS já chegaram a acordo para dividir os ativos, permitindo assim desbloquear a venda da ECS Capital ao fundo Davidson Kempner Partners (DK). A Caixa Geral de Depósitos, o Millennium BCP, o Novobanco, o Santander Totta e a Oitante têm de retirar sete ativos dos fundos FLIT (Fundo de Lazer Imobiliário e do Turismo) e do Fundo Recuperação Turismo antes da venda do “Projecto Crow” à DK, tendo repartido entre si os ativos imobiliários que ficam de fora do projeto.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso condicionado)

EDP está a bloquear novos contratos de luz

A EDP Comercial está a desincentivar a celebração de novos contratos de eletricidade, nomeadamente ao informar os potenciais interessados de que há opções mais baratas no mercado. Tal consta no guião de angariação, onde os operadores devem salientar que “se optar pela oferta da EDP Comercial, ficará a pagar mais todos os meses na sua fatura”. A empresa admite que estão a ser mencionados os tarifários mais elevados: “os clientes estão a ser alertados de que a instabilidade que se vive atualmente nos mercados está a aumentar o custo da energia, o que terá um impacto inevitável nos contratos celebrados com a empresa”, disseram.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

“Estado não tem recursos e atira para as autarquias. Vamos ser tarefeiros”, diz Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto critica o processo de descentralização, nomeadamente na Saúde e Educação, apontando que “o cidadão não ganha nada”. Rui Moreira reitera mesmo que o “Estado não tem recursos e atira para as autarquias”. “Vamos ser tarefeiros”, acrescenta. O autarca do Porto lança ainda críticas ao Plano de Recuperação e Resiliência, defendendo que os prazos são inexequíveis e é preciso “reavaliar o que se vai fazer”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível)

Marcelo recusou continuação de Gomes Cravinho na Defesa

Na escolha do novo Executivo, o Presidente terá bloqueado a continuação de João Gomes Cravinho na Defesa. O objetivo terá sido pacificar o clima com militares, depois de terem surgido várias polémicas com a nova Lei Orgânica de Bases das Forças Armadas, bem como conflitos com nomeações de chefes militares. Marcelo Rebelo de Sousa não se opôs, no entanto, à passagem do governante para o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, que acabou por se concretizar.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: apoios, ECS Capital e EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião