UEFA aprova nova regra de “Sustentabilidade Financeira”
A UEFA decidiu reformular a regra do fair-play financeiro e prepara-se para introduzir novas formas de controlar as contas dos clubes de futebol. Chamam-se regras de sustentabilidade financeira.
A UEFA concordou unanimemente em reformular a regra do fair-play Financeiro com o objetivo de assegurar a sustentabilidade financeira e melhorar a responsabilização no futebol europeu através de requisitos de solvência, estabilidade e controlo de custos, noticia a Servimedia.
O novo sistema, que passará a chamar-se “regras de sustentabilidade financeira”, reforça conceitos como solvência, através de uma maior exigência de cumprimento de dívidas vencidas a clubes, colaboradores e administrações públicas, uma vez que estas terão de estar atualizadas com todos os montantes antes de 31 de março.
Além disso, foi introduzida uma nova regra sobre o património líquido, segundo a qual este deverá ser positivo em 31 de dezembro da época anterior àquela para a qual a licença UEFA é solicitada, ou ter melhorado em 10% em relação a 31 de dezembro do ano anterior.
A nova regra também prevê alterações à avaliação do mercado, incluindo a exigência de taxar com o valor do mercado todas das transações, quer com partes relacionadas ou terceiros não relacionados, de modo a que as receitas contabilizadas acima do valor de mercado sejam consideradas contribuições de capital superiores ao valor de mercado.
Além disso, a estabilidade financeira é melhorada através da nova regra “football earnings”, que mede o equilíbrio das receitas, complementada por contribuições de capital de forma limitada e razoável. Como novidade, será permitido um intervalo de 10 milhões desde que a equipa em questão não tenha tido problemas financeiros.
Finalmente, inclui um novo conceito no “squad cost ratio”, segundo o qual limita os clubes a gastarem 70% das receitas, relativas a gastos diretamente relacionados com a equipa de futebol, tal como já acontece agora, assegurando assim a transparência nas contas de todos os clubes. O não cumprimento da regra prevê sanções financeiras diferentes, dependendo do montante ultrapassado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UEFA aprova nova regra de “Sustentabilidade Financeira”
{{ noCommentsLabel }}