Biden sobre Putin: “Por amor de Deus, este homem não pode continuar no poder”

Em Varsóvia, Joe Biden disse que Vladimir Putin "não pode continuar no poder" depois do ataque não provocado à Ucrânia.

Depois de ter chamado Vladimir Putin de “carniceiro” numa visita a um centro de refugiados na Polónia, Joe Biden fez um longo discurso em Varsóvia onde culpou o Presidente russo pela guerra na Ucrânia. Terminou a sua intervenção pedindo a sua remoção do Kremlin: “Por amor de Deus, este homem não pode continuar no poder”.

É a primeira vez que Washington pede uma mudança de governo na Rússia devido à guerra na Ucrânia.

O Presidente americano defendeu que “não há justificação nem provocação para a escolha da Rússia para a guerra” e que o país deve ser punido, apesar do povo russo não ser o inimigo.

“A minha mensagem é clara para o povo russo. O povo russo não é o nosso inimigo. Não são vocês que matam pessoas inocentes, bombardeiam hospitais, maternidades escolas, disse Biden.

Para o Kremlin “esta guerra é já um falhanço estratégico”, acrescentou Biden. A economia está a sofrer muito com as sanções impostas. 200 rublos valem hoje um dólar, disse para demonstrar o impacto das medidas tomadas pelo Ocidente. Há muitos russos a abandonarem o país. “Há uma fuga de cérebros”, lembrou.

Culpando Putin pelo ataque, Biden defendeu que a NATO não quer desestabilizar a Rússia, “é uma aliança defensiva” que até saiu reforçada com a invasão militar russa na Ucrânia, ao contrário do que seria uma expectativa do Presidente russo. Se “Putin tinha medo da NATO, agora conseguiu uma NATO mais reforçada na Europa”, afirmou.

Biden alertou ainda a Europa para se preparar para um longo combate contra a agressão russa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden sobre Putin: “Por amor de Deus, este homem não pode continuar no poder”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião