EUA não têm estratégia de mudança de regime na Rússia, esclarece Blinken

Biden disse este sábado que Putin "não pode continuar no poder". Kremlin respondeu que não cabe ao Presidente dos EUA decidir isso. Casa Branca já esclareceu declarações.

Os EUA não têm uma estratégia de mudança de regime na Rússia, esclareceu o secretário de Estado Antony Blinken, este domingo, e isto depois de o Presidente Joe Biden ter dito este sábado que Vladimir Putin “não pode continuar no poder”.

“Penso que o Presidente, a Casa Branca, afirmou ontem à noite que, simplesmente, o Presidente Putin não pode ter o poder de fazer guerra ou de se envolver numa agressão contra a Ucrânia ou qualquer outra pessoa”, disse Blinken durante uma visita a Jerusalém.

“Como nos ouviram dizer repetidamente, não temos uma estratégia de mudança de regime na Rússia – ou em qualquer outro lugar, aliás. Neste caso, como em qualquer outro, cabe ao povo do país em questão. Depende do povo russo”, defendeu Blinken.

Num discurso em Varsóvia, o Presidente dos EUA disse este sábado que Putin não deve permanecer na liderança da Rússia: “Por amor de Deus, este homem não pode continuar no poder”. Declarações que a Casa Branca veio esclarecer logo a seguir, dizendo que se destinavam a preparar as democracias do mundo para um conflito prolongado sobre a Ucrânia, e não a apoiar a mudança de regime na Rússia.

Já antes Biden tinha chamado Putin de “carniceiro” no que pareceu ser uma escalada das acusações contra o regime russo por causa da invasão da Ucrânia.

Blinken disse agora que a estratégia dos EUA passa por “apoiar fortemente a Ucrânia”. “Temos uma estratégia de pressão sem precedentes sobre a Rússia e estamos a levar isso adiante. E temos uma estratégia para garantir que estamos a fornecer todo o apoio humanitário que pudermos, e uma estratégia para reforçar a NATO”, acrescentou.

As palavras de Biden também tiveram eco no Kremlin. “Isso não cabe a Biden decidir”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência Reuters. “O presidente da Rússia é eleito pelos russos”, acrescentou o responsável.

Também o Presidente francês, Emmanuel Macron, reagiu às declarações de Biden dizendo que não usaria este tipo de palavras pois continua em conversações com Putin.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA não têm estratégia de mudança de regime na Rússia, esclarece Blinken

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião