Altri calculou a sua pegada de carbono e comunica indicadores ambientais nas faturas enviadas aos clientes

Os valores terão como referência cada tonelada de fibras celulósicas produzida pela Altri: os gases com efeito de estufa, os metros cúbicos de água e a percentagem de energia renovável consumida.

Já imaginou receber uma fatura e nela ter toda a informação sobre as emissões de gases com efeitos de estufa, gastos com água e energia renovável relativamente à compra que acabou de fazer? A Altri não só teve essa ideia como já a implementou.

A empresa que opera na área da produção de fibras celulósicas acaba precisamente de introduzir nos seus documentos comerciais toda a informação ambiental decorrente do processamento, produção e distribuição dos seus produtos, sendo o primeiro produtor do setor a implementar esta medida.

Neste momento, os documentos que já estão a ser enviados aos clientes da Altri (faturas, guias de remessa, guias de transporte) passam então a apresentar informação de forma simples e intuitiva. Os valores apresentados terão como referência cada tonelada de fibras celulósicas produzida pela Altri: os kg de CO2 equivalente de gases com efeito de estufa (scope 1, 2 e 3), os metros cúbicos de água e a percentagem de energia renovável consumida.

“Nós temos um Relatório de Sustentabilidade há alguns anos, onde fazemos o reporte de toda a informação relativa ao desempenho da Altri. Mas sempre nos questionamos qual seria a melhor forma de fazer chegar esta informação aos clientes porque, na verdade, nós produzimos uma commodity, estamos num negócio B to B e é sempre uma grande preocupação a forma como os clientes têm acesso à informação”, explicou Sofia Reis Jorge.

Em declarações ao ECO, a diretora Executiva de Sustentabilidade, Risco e Comunicação, adiantou que a informação é validada por entidades independentes, permitindo aos clientes “compreenderem o impacto ambiental do produto entregue e podendo ajudar a calcular o impacto do produto final junto do consumidor”.

Ao mesmo tempo, refere o grupo esta informação nas faturas “permite fazer uma comparação com outros fornecedores, ao introduzir variáveis ambientais e de sustentabilidade nas opções de escolha”.

“Estamos sempre a ser questionados: qual é efetivamente a vossa pegada de carbono? E começamos mesmo por aí, por identificar a nossa pegada, que era a informação mais importante para os nossos clientes”, conta a responsável.

A Altri identificou, em 2020, os principais objetivos a alcançar no âmbito do seu desenvolvimento sustentável, definindo-os no Compromisso 2030: reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, reduzir o consumo de água e garantir a utilização de energia exclusivamente obtida a partir de fontes renováveis nas suas operações.

“Os três indicadores que escolhemos reportar estão também associados ao nosso objetivo do 2030. Portanto, a Altri publicou, no ano passado, o seu compromisso até ao final da década em que temos 12 ou 13 objetivos, mas estes três são os principais, e na verdade são aqueles que estão mais ligados ao nosso processo produtivo, explica Sofia Reis Jorge.

Nas faturas, os valores apresentados são uma média calculada a partir dos dados das três fábricas de pasta da Altri.

Entretanto, o feedback já começou a chegar por parte dos clientes. “Acabei de receber um email de um cliente a questionar se podíamos especificar os valores por fábrica. Podemos fazer isso, mas depois essa informação não é verificada por uma identidade independente e nós queremos ser transparentes. Para já, queremos alertar os nossos clientes que nunca pensaram nestes temas”, explica.

Alertar, mas também influenciar, admite. “O nosso público-alvo com esta informação são os nossos compradores, as equipas de compradores, são todas as pessoas que fazem o transporte da nossa pasta, são todas as pessoas que recebem a nossa pasta nos portos, recebem a nossa pasta nos armazéns dos nossos clientes que, de alguma forma, podemos estar também influenciar” para esta mudança de mentalidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri calculou a sua pegada de carbono e comunica indicadores ambientais nas faturas enviadas aos clientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião