5 coisas que vão marcar o dia

Zelensky no Parlamento. CTT, Jerónimo Martins e Nos reúnem em assembleia geral. INE e BdP publicam dados estatísticos. Em Washington, banqueiros centrais reúnem-se à mesma mesa.

O Presidente da Ucrânia fala hoje aos portugueses numa sessão na Assembleia da República. Nas empresas, o dia é preenchido por três assembleias gerais de acionistas de grandes cotadas do PSI. Há ainda dados do mercado imobiliário para conhecer, bem como do endividamento da economia.

Zelensky fala ao Parlamento português

O Presidente da Ucrânia participa esta tarde, à distância, numa sessão solene na Assembleia da República. A iniciativa de “boas-vindas” está marcada para as 17h e deverá contar com um discurso de Volodymyr Zelensky, à semelhança do que o Chefe de Estado ucraniano tem feito noutros parlamentos internacionais. O convite foi endereçado como forma de assinalar a solidariedade de Portugal para com o povo ucraniano, que ainda resiste à invasão perpetrada pela Rússia. Na cerimónia estarão presentes o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O PCP foi o único partido com assento parlamentar a opor-se a esta iniciativa.

BdP mede endividamento da economia

O Banco de Portugal (BdP) vai publicar os dados mensais do endividamento do setor não financeiro em fevereiro. No mês anterior, a dívida das administrações públicas, empresas e particulares engordou em 3,2 mil milhões de euros, totalizando 771,3 mil milhões. Contando apenas com o setor privado, a dívida aumentou 1,1 mil milhões. O resto do aumento, 2,1 mil milhões, verificou-se no setor público.

Quanto custa comprar casa?

No campo das estatísticas, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai publicar dados sobre os preços da habitação ao nível local relativos ao quarto trimestre do ano passado. No trimestre anterior, o preço mediano dos alojamentos familiares em Portugal foi 1.311 metros quadrados, um aumento superior a 12% face ao período homólogo, mas os dados vão permitir analisar a evolução do mercado imobiliário em cada município.

Cotadas reúnem com os acionistas

O dia nos mercados fica marcado pelas assembleias gerais de acionistas de três cotadas de peso da bolsa de Lisboa: CTT, Jerónimo Martins e Nos. A reunião magna dos Correios é a primeira das três e está marcada para as 10h. A da dona do Pingo Doce arranca uma hora depois. Já a da Nos foi agendada para as 15h30. Entre outras coisas, os acionistas das três empresas vão deliberar sobre as propostas dos respetivos Conselhos de Administração para a distribuição de dividendos.

Bancos centrais sentam-se à mesa

Prosseguem esta quinta-feira as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), de onde se destaca um seminário com vários nomes de peso — Jerome Powell da Fed, Christine Lagarde do BCE e Kristalina Goergieva do FMI vão debater o estado da economia global entre as 13h e 14h, num painel onde também estará Mia Mottley, primeiro-ministro de Barbados. O painel ganha ainda mais relevância tendo em conta as diferentes estratégias de política monetária seguidas nos EUA e Zona Euro. Enquanto a Fed já começou a subir as taxas de juro para tentar dominar a inflação, o BCE ainda não deu indicações de quando o planeia fazer, apesar de já ter começado a reduzir as compras de ativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião