Netflix afunda 30% após perder subscritores pela primeira vez numa década

Investidores questionam a capacidade de crescimento num negócio de alta concorrência e a dar sinais de fadiga após o pico da pandemia.

A Netflix afunda 30% esta quarta-feira na bolsa, depois de a plataforma de streaming de vídeo ter apresentado a primeira queda do número de subscritores numa década. Os investidores questionam a capacidade de crescimento num negócio de alta concorrência e a dar sinais de fadiga após o pico da pandemia.

As ações recuam 29,29% para 246,35 dólares no arranque da sessão em Wall Street, atingindo o valor mais baixo desde dezembro de 2017.

A Netflix anunciou esta quarta-feira que perdeu cerca de 200 mil utilizadores no primeiro trimestre do ano, sendo a primeira vez que a sua base de subscritores regista uma quebra em dez anos. Os analistas antecipavam um crescimento de 2,5 milhões de subscritores no arranque do ano e saíram completamente defraudados. A Netflix revelou que a suspensão dos seus serviços na Rússia na sequência da invasão da Ucrânia resultou numa perda de 700 mil membros.

A empresa justificou este mau desempenho com a inflação, a guerra na Ucrânia e a concorrência apertada e que deverá continuar a pressionar o seu negócio nos próximos tempos. As previsões apontam para uma perda de mais dois milhões de subscritores no segundo trimestre.

Netflix afunda 30%

Fonte: Reuters

De acordo com a agência Reuters, após a apresentação dos resultados, pelo menos uma dúzia de casas de investimento reviu em baixa as avaliações sobre uma ação que teve um desempenho positivo nos últimos anos. Um dos mais agressivos foram os analistas do JPMorgan, que cortaram a metade o preço-alvo da Netflix para 305 dólares – bem abaixo da média das avaliações de Wall Street, que se situa nos 400 dólares.

A Netflix apresentou um crescimento das receitas em 10% para os 7,87 mil milhões de dólares nos três primeiros meses do ano, abaixo das expectativas de Wall Street. Também anunciou um lucro de 3,53 dólares por ação, superando as estimativas do mercado.

Neste cenário, o tecnológico Nasdaq recua 0,74%, enquanto o S&P 500 e o industrial Dow Jones estão em alta ligeira.

(Notícia atualizada às 14h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Netflix afunda 30% após perder subscritores pela primeira vez numa década

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião