📹 Riqueza gerada pela agricultura em queda desde década de 80
Esta terça-feira celebra-se o dia da Produção Nacional e Portugal e, em 30 anos, o número explorações agrícolas caiu para mais de metade. As três principais culturas são olival, cereais e vinha.
Um ano marcado por uma das mais severas secas das últimas décadas e pela guerra da Ucrânia colocou os holofotes no setor agrícola nacional. O agravamento da inflação com o aumento exponencial dos preços da energia e de alguns produtos agrícolas reacendeu o debate da independência energética e alimentar.
A riqueza criada pela agricultura tem vindo a diminuir de ano para ano, desde a década de 80. Em 2021, o setor apenas gerou 3,5 mil milhões de euros, um reflexo da redução do número de explorações agrícolas, do número de trabalhadores e dos baixos salários.
Esta terça-feira celebra-se o dia da Produção Nacional e a Pordata compilou uma série de indicadores do INE sobre a agricultura em Portugal.
Veja o vídeo com alguns deles.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
📹 Riqueza gerada pela agricultura em queda desde década de 80
{{ noCommentsLabel }}