Carta da Gazprom aos clientes europeus tira 5% aos preços do gás natural
Gazprom enviou carta aos clientes europeus na tentativa de acalmar os receios de que o pagamento em rublos viole as sanções. Preços descem na Europa.
Os preços de referência do gás natural na Europa recuam mais de 5% esta segunda-feira, para 96,5 euros por MWh, depois de a Rússia ter tentado acalmar os clientes quanto às sanções aplicadas pelo Ocidente a Moscovo.
No fim de semana, a Bloomberg noticiou que a estatal russa Gazprom enviou uma carta aos clientes europeus a explicar que o Kremlin publicou uma orientação que “clarifica o procedimento” para que o gás seja pago em rublos.
Na ótica da Gazprom, o mecanismo criado pelo Kremlin e anunciado no final de março pelo Presidente russo Vladimir Putin não viola as sanções. A mensagem surge alguns dias depois de a Rússia ter fechado a torneira do gás à Polónia e à Bulgária, depois de os dois países terem recusado pagar o gás russo em rublos.
Futuros do TTF em MWh:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carta da Gazprom aos clientes europeus tira 5% aos preços do gás natural
{{ noCommentsLabel }}