5 coisas que vão marcar o dia

A Moody's poderá mexer no rating de Portugal esta sexta-feira, dia em que será também conhecida a evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação.

A Moody’s poderá mexer no rating de Portugal esta sexta-feira, dia em que será conhecida a evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação. Nos mercados, há a divulgação de resultados da REN, enquanto nas ruas estarão os funcionários públicos, numa manifestação contra o empobrecimento.

Moody’s divulga rating de Portugal

A agência de notação financeira Moody’s vai reavaliar o rating de Portugal, depois de o ter subido em setembro, passando para o nível de investimento Baa2. Tanto a DBRS como a Fitch já melhoraram a perspetiva (outlook) do rating de Portugal em 2022, sendo que o ministro das Finanças já se mostrou otimista com evolução do rating este ano.

Como evoluem os juros da habitação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação em abril. As estatísticas de março revelaram que a taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu pelo quarto mês consecutivo, fixando-se em 0,791%. Pelo contrário, o capital em dívida subiu, mas a prestação mensal média estabilizou.

REN apresenta resultados

A REN – Redes Energéticas Nacionais vai divulgar esta sexta-feira os resultados do primeiro trimestre deste ano, após o fecho do mercado. Em 2021, o lucro da REN caiu 11% para 97,2 milhões. De acordo com a empresa, os resultados foram penalizados “por um recuo no EBITDA e um aumento nos impostos, apesar do contributo positivo dos resultados financeiros”.

Função Pública reivindica atualização salarial

Realiza-se esta sexta-feira uma manifestação nacional convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, contra a atualização salarial de 0,9%, que “agrava a perda de poder de compra em 2022”. Além do aumento geral dos salários em 90 euros, a Frente Comum reivindica a correção da Tabela Remuneratória Única, o descongelamento efetivo das promoções e das progressões nas posições remuneratórias e a revisão do sistema de avaliação.

Medina e Centeno falam sobre OE

A Ordem dos Economistas organiza uma conferência apelidada de “O Orçamento do Estado para 2022”, cuja abertura vai contar com intervenções do bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça e do ministro das Finanças, Fernando Medina. Já o encerramento ficará a cargo do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião