Associação Mutualista passa de prejuízo a lucro de 73 milhões em 2021

  • ECO
  • 31 Maio 2022

Depois dos prejuízos de 86 milhões em 2020, grupo Montepio alcançou lucro de 73 milhões no ano passado.

A Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) registou um lucro consolidado de 73,3 milhões de euros em 2021, que compara com os prejuízos de 86 milhões em 2020.

O grupo liderado por Virgílio Lima diz que todas as entidades, desde o banco às seguradoras, contribuíram para o resultado positivo no ano passado. As contas consolidadas foram aprovadas pela Assembleia de Representantes esta terça-feira.

“Num ano marcado por desafios significativos, as entidades do grupo evidenciaram capacidade para gerar resultados líquidos positivos. No global, os níveis de solvabilidade, solvência ou capital próprio evoluíram positivamente”, disse o presidente da AMMG em comunicado.

O resultado operacional do grupo atingiu os 104 milhões de euros no ano passado, uma evolução positiva face à perda de 140 milhões no ano anterior.

Já a margem financeira cresceu 0,5% para os 289 milhões de euros, “no qual se destaca o peso dos juros de crédito”.

Do lado dos gastos, baixaram 5% para os 369 milhões de euros, com a AMMG a destacar o plano de saídas executado pelo banco – saíram cerca de 210 pessoas no ano passado, contando com 4.906 trabalhadores — e ainda os projetos de digitalização do grupo.

A AMMG dá ainda conta da subida dos proveitos inerentes a associadas e prémios de seguros adquiridos líquidos de resseguro: aumentaram quase 20% para 934 milhões, sendo que a atividade mutualista (com os proveitos dos associados) contribuiu com 680 milhões.

Os lucros permitiram um aumento do capital próprio em 54 milhões de euros no ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação Mutualista passa de prejuízo a lucro de 73 milhões em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião