Galp perde mais de 4% após OPEP+ anunciar produção de barris acima do previsto

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Junho 2022

Apesar do anúncio da OPEP+ de um aumento da produção em 648 mil barris de petróleo por dia, a Galp penalizou fortemente a bolsa de Lisboa, contrariando a tendência positiva na Europa.

O principal índice nacional fechou a sessão desta quinta-feira em terreno negativo, com um recuo de 0,78%, para 6.182,83 pontos. Apenas quatro cotadas ficaram acima da linha de água, enquanto o setor petrolífero alargou as perdas registadas no início do dia, perdendo mais de 4%.

A Galp Energia teve a maior queda da sessão, ao desvalorizar 4,39%, para 11,76 euros, no dia em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) anunciou uma aceleração da oferta de crude em cerca de 648 mil barris diários em julho e agosto.

Também entre as 11 cotadas no vermelho ficou a REN, que recuou 1,04%, a par com a Mota Engil e a Navigator, com perdas acima de 1%. As menores quedas, abaixo de 0,20%, foram registadas pela Sonae, o grupo Jerónimo Martins e a Greenvolt.

Já a família EDP travou uma queda mais significativa da bolsa de Lisboa: enquanto a EDP ganhou 0,59%, a EDP Renováveis somou 1,06%, registando assim o maior avanço da sessão, num dia em que anunciou um novo logótipo para a transição energética. Destaque ainda para a Corticeira Amorim, que valorizou 0,78%, e para a Altri, que apesar de ter começado a sessão com um deslize ligeiro de 0,08%, acabou por subir 0,25%.

Pelas principais praças europeias, a tendência foi positiva. O índice de referência europeu, Stoxx-600, valorizou 0,6%, ganhos ligeiramente acima do espanhol IBEX, que avançou 0,3%. O francês CAC-40 e o alemão DAX somaram mais de 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp perde mais de 4% após OPEP+ anunciar produção de barris acima do previsto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião