Lisboa segue perdas na Europa com receios de uma recessão

BCP e Galp penalizam principal índice português, enquanto as elétricas travam uma queda mais expressiva. Investidores estão nervosos com a possibilidade de uma recessão na Europa.

A bolsa de Lisboa volta a enfrentar perdas neste arranque de semana. O principal índice nacional acompanha as quedas nas principais bolsas europeias, no dia em que a Rússia fecha a torneira do gasoduto Nordstream 1, que liga o país à Alemanha, alegando uma manutenção programada de dez dias. Os líderes europeus temem, contudo, que não volte a reabrir.

A possibilidade do fim do abastecimento de gás natural russo à Europa tem alimentado os receios de uma recessão no continente, penalizando os preços das ações nos mercados de capitais. Enquanto o Stoxx 600 recua 1,03%, o português PSI cai 0,46%, para 5.967,76 pontos, castigado pelas ações do BCP e da Galp.

O banco liderado por Miguel Maya desvaloriza 2,10%, para 14,95 cêntimos, e a petrolífera nacional recua 1,07%, para 10,135 euros cada título, à luz da queda dos preços do petróleo — o Brent desvaloriza mais de 1% esta segunda-feira.

Cotação das ações da Galp

Em sentido inverso, as ações das elétricas estão em alta. A EDP soma 1,29%, para 4,699 euros, ao passo que a EDP Renováveis soma 0,62%, para 24,4 euros. A Greenvolt avança 0,89%, para 7,91 euros, no dia em que as novas ações resultantes do aumento de capital começam a ser negociadas na bolsa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue perdas na Europa com receios de uma recessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião