Euro resiste à paridade e recupera para 1,0046 dólares

Traders evitaram que o euro caísse abaixo de 1 dólar na terça-feira, mas os dados da inflação nos EUA e os receios de uma recessão na Europa mantêm o sentimento frágil.

O euro mantinha-se acima de 1 dólar ao início da manhã desta quarta-feira, no rescaldo de uma sessão em que a moeda única praticamente tocou na paridade com a divisa norte-americana. Cada euro transacionava em 1,0046 dólares às 7h50, uma recuperação marginal de 0,05%.

Apesar de alguns meios terem declarado a paridade entre as duas moedas, as principais agências internacionais não confirmaram que o euro tenha transacionado abaixo de 1 dólar na terça-feira. No limite, a moeda única transacionou em 1,0001 dólares, de acordo com dados da Bloomberg e da Reuters/Refinitiv.

Por agora, segundo a Bloomberg, instrumentos derivados têm mantido o valor do euro acima da paridade. A agência explica que os traders impulsionaram a moeda no limite da paridade para evitar a ativação de certos contratos.

Mas o sentimento continua frágil: os investidores estão cada vez mais convencidos de que a subida das taxas de juro pelos bancos centrais e o risco de a Rússia fechar o abastecimento de gás natural à Europa podem atirar o continente europeu para uma recessão, levando os investidores a procurarem o refúgio do dólar.

Além disso, esta quarta-feira será conhecida a evolução da inflação nos EUA em junho. Os economistas sondados pela Reuters estimam que a taxa tenha acelerado para 8,8% em termos homólogos, o que representaria um máximo de 40 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro resiste à paridade e recupera para 1,0046 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião