Petróleo recupera 1% e volta a ultrapassar 100 dólares por barril

Preços da matéria-prima nos mercados internacionais aceleraram, depois de terem afundado 7% na terça-feira. Contrato de referência para as importações de Portugal aproxima-se de 101 dólares.

Depois de terem estado a cair ao início da manhã, os preços do petróleo aceleraram esta quarta-feira, superando novamente os 100 dólares por barril.

Pelas 8h45, o Brent, referência para as importações nacionais, somava 1,19%, para 100,67 dólares, depois de ter afundado mais de 7% na sessão anterior. Já o norte-americano WTI encarecia em 1,12%, para 96,91 dólares.

Evolução do preço do Brent em Londres

De acordo com a Reuters, os traders aguardam para saber os dados da inflação nos EUA em junho, que serão divulgados neste dia. Os economistas sondados pela agência calculam que a taxa homóloga tenha acelerado para 8,8%, o que, a confirmar-se, será um máximo de 40 anos.

As negociações têm sido condicionadas pelos receios de uma recessão global, à medida que os bancos centrais, incluindo a Reserva Federal dos EUA, vão subindo as taxas de juro para tentar controlar o aumento generalizado dos preços.

O mercado do petróleo tem ainda sido pressionado pela imposição de alguns confinamentos na China, após serem detetados novos surtos de Covid-19 no país. A China é o maior importador de petróleo do mundo.

“Os receios de uma recessão continuam a atingir o mercado, enquanto a força do dólar e o aumento dos casos de Covid-19 em algumas partes da China certamente não estão a ajudar”, disse à Reuters Warren Patterson, responsável de estratégia de matérias-primas do banco ING.

(Notícia atualizada às 8h40 com inversão e subida dos preços do petróleo)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo recupera 1% e volta a ultrapassar 100 dólares por barril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião