Petróleo sobe 2% com Arábia Saudita a admitir corte na produção

Ministro da Energia da Arábia Saudita disse que a OPEP+ tem os meios necessários para lidar com desafios, incluindo um corte na produção de ouro negro.

Os preços do petróleo estão a subir 2% esta terça-feira, o equivalente a cerca de um dólar, depois de a Arábia Saudita ter levantado a possibilidade de cortes na produção da matéria-prima para controlar os preços.

Às 14h16 desta terça-feira, o barril de Brent, que serve de referência às importações nacionais, valorizava 2,14%, para 98,54 dólares, enquanto o WTI, cotado em Nova Iorque, subia 2,36%, para 92,49 dólares.

Evolução da cotação do Brent

Este desempenho acontece depois de o ministro da Energia da Arábia Saudita ter dito que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) dispõe dos meios necessários para lidar com os atuais desafios, incluindo a possibilidade de um corte na produção.

“Se o corte da produção da OPEP ou da OPEP+ após setembro é justificável, é discutível”, diz Tamas Varga, da corretora PVM, citado pela Reuters. “Apesar da recente fraqueza induzida pela inflação, o mercado de petróleo parecia ter encontrado o fundo ultimamente.”

Também em foco está a perspetiva de um acordo nuclear entre o Irão e as potências mundiais, que permitiria ao Irão aumentar as exportações de petróleo. Um alto funcionário dos EUA disse à Reuters que o Irão desistiu de algumas de suas principais exigências para ressuscitar um acordo.

O preço do petróleo disparou este ano, chegando a cotar acima dos 120 dólares por barril em março, depois de a invasão da Rússia à Ucrânia. A preocupação com uma recessão global, os constrangimentos na oferta provocados pelo embargo ao petróleo russo e outros fatores têm condicionado os preços em ambos os sentidos.

Os últimos relatórios semanais de stocks de matéria-prima nos Estados Unidos deverão mostrar um declínio de 1,5 milhões de barris, avança a CNBC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo sobe 2% com Arábia Saudita a admitir corte na produção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião