“Próximos cinco a dez invernos serão difíceis”, diz primeiro-ministro da Bélgica
Primeiro-ministro belga alerta que os próximos “5 a 10 invernos serão difíceis”, após subida acentuada do preço do gás natural. Nova interrupção do gasoduto Nord Stream pressiona mercado grossista.
O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, alertou que os próximos “5 a 10 invernos serão difíceis”, citado pela agência Bloomberg.
Segundo Alexander De Croo, “o desenvolvimento da situação é muito difícil por toda a Europa”, sendo que “alguns setores estão a enfrentar sérias dificuldades com estes preços elevados de energia”. Para o primeiro-ministro belga, o seu país tem capacidade para suportar a crise “se nos apoiarmos nestes tempos difíceis”.
As declarações do primeiro-ministro belga surgem após os preços do gás natural na Europa dispararem para cerca de 15 vezes o seu preço médio no verão. Neste sentido, também o preço da eletricidade no mercado grossista disparou para uma média de 436,25 euros por megawatt-hora (euros/MWh) no mercado ibérico, já que uma parte da eletricidade é produzida com recurso ao gás natural.
Os preços do gás natural estão a ser pressionados por uma nova interrupção no fornecimento de gás russo à Europa, através do gasoduto Nord Stream, que deverá ficar suspenso por três dias a partir de 31 de agosto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Próximos cinco a dez invernos serão difíceis”, diz primeiro-ministro da Bélgica
{{ noCommentsLabel }}