Hoje nas notícias: Salários, abonos e fundos europeus

  • ECO
  • 25 Agosto 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) defende um acordo de salários antes do novo Orçamento do Estado e apela a eliminação gradual da derrama estadual. As crianças e jovens até aos 17 anos que não recebam 600 euros anuais através do abono de família serão compensados pela Autoridade Tributária e Aduaneira em março. Estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Presidente da CIP defende acordo de salários antes do Orçamento

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende um acordo de competitividade e rendimentos antes do Orçamento do Estado (OE) e apela à eliminação gradual da derrama estadual a partir de 2023, em sinalização aos investidores. Para o presidente da CIP, é necessário casar a melhoria da competitividade com a dos salários, pelo que aponta para três indicadores mensuráveis, como a produtividade, a inflação e o crescimento, de modo a dar condições às empresas para atingir esse objetivo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Revitalização do Parque da Serra da Estrela concluída entre cinco a dez anos

A revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela terá de ficar concluída dentro de cinco a dez anos, até 2032, e a declaração de situação de calamidade na região deverá ser aprovada em Conselho de Ministros esta quinta-feira. A declaração é pedida pelos autarcas das zonas afetadas em função do fogo de 11 dias na região. Segundo fonte envolvida nas negociações, existe uma “vontade maioritária” do executivo decretar a situação de calamidade já esta quinta-feira, de modo a permitir uma “intervenção rápida” na região afetada.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Cheque até 600 euros em março vai compensar abono mais baixo

As crianças e jovens até aos 17 anos que não recebam um valor anual de 600 euros através do abono de família e da dedução à coleta em sede de IRS, serão compensados via cheque com a diferença da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Famílias pertencentes aos 3.º, 4.º, e 5.º escalões poderão receber o complemento já em março, estando abrangidas mais de 300 mil famílias de rendimentos mais elevados, enquanto nos agregados mais pobres, do 1.º e 2.º escalões, o reforço será feito via prestação social.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Fundo do Novobanco perde 26 milhões em Gaia

O Invesfundo III, um fundo do Novobanco que entrou em insolvência em 2020 e cuja liquidação está agora a ser concluída, tentou arrancar com um projeto imobiliário em Gaia com 55 milhões de euros de financiamento do falido BES, mas acabou com uma dívida superior a 58 milhões. Destes, o Novobanco apenas conseguiu recuperar cerca de 32 milhões, noticia o Jornal de Negócios.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Portugal é o quinto país com mais irregularidades nos fundos europeus

Entre 2017 e 2021, o Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) e o Governo português detetaram 2.318 irregularidades com fundos europeus, um valor apenas superado por Polónia, Roménia, Itália e Espanha no conjunto dos 27 Estados-membros da União Europeia. Até à data, a linha de denúncias do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) também já conta cinco queixas, mas ainda nenhuma foi reencaminhada para o Ministério Público.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Salários, abonos e fundos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião