Shell multada por cobrar demais aos consumidores britânicos

Neerlandeses violaram limites de preços no mercado de eletricidade e cobraram valores excessivos a mais de 11 mil consumidores desde janeiro de 2019.

Muito antes da crise da eletricidade e do gás, o regulador britânico da energia (Ofgem, na sigla original) determinou limites de preços a serem cobrados aos consumidores. A Shell, contudo, não cumpriu a medida e agora vai pagar um total de 536.970 libras (636.583 euros), segundo anúncio feito nesta quinta-feira.

Além de devolver um total de 106 mil libras aos consumidores, a Shell foi multada em mais de 400 mil libras pelo regulador. A verba paga à Ofgem será depois reencaminhada para instituições de solidariedade e outras associações.

A Shell Energy – marca da empresa neerlandesa para a comercialização de energia no Reino Unido – já tinha assumido, em março, que tinha cobrado tarifas em excesso a um total de 11.275 consumidores desde janeiro de 2019 por erros operacionais na implementação das tarifas, segundo a Reuters.

Como a falha foi detetada pela própria Shell Energy, o regulador britânico acabou por não abrir um processo formal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Shell multada por cobrar demais aos consumidores britânicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião