Há 17 semanas que os combustíveis não subiam tanto. Diesel sobe 11,5 cêntimos e a gasolina sete
A partir desta segunda-feira, quando atestar o carro, vai pagar 1,867 euros por litro de gasóleo simples e 1,771 euros por litro de gasolina simples 95. Diesel sobe 11,5 cêntimos e a gasolina sete.
É preciso recuar a 18 de julho para encontrar os preços do gasóleo mais caros do que os que vai pagar esta semana quando for abastecer a sua viatura. De acordo com os dados avançados ao ECO por uma fonte do mercado, o litro de gasóleo simples vais aumentar 11,5 cêntimos, a subida mais significativa em 17 semanas. Já se é a gasolina que anda o seu carro, então vai pagar mais sete cêntimos por litro esta semana. A gasolina já não estava tão cara desde 29 de agosto e há 18 semanas que não registava um aumento tão significativo.
Assim, a partir desta segunda-feira, vai pagar 1,867 euros por litro de gasóleo simples e 1,771 euros por litro de gasolina simples 95 quando for à bomba, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na segunda-feira passada, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.
A culpa da escalada dos preços é da aliança dos produtores de petróleo (OPEP+), liderada pela Arábia Saudita e Rússia, que decidiram na quarta-feira, em Viena, reduzir a sua produção em dois milhões de barris por dia, o que representa o maior corte desde a pandemia. O corte já era esperado – embora não nesta dimensão – e, por isso, os preços do crude já subiam dias antes, em antecipação da decisão que vai reduzir drasticamente a oferta de petróleo nos mercados.
Petróleo em alta
No agravamento dos preços recai ainda a decisão do Executivo de reduzir o desconto do ISP em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar. Mas a decisão foi tomada precisamente na semana em que os combustíveis voltaram às subidas, o que contribui para esta evolução. A única notícia positiva é que o euro está a ganhar terreno face ao dólar o que ajuda a tornar as compras do brent um pouco mais baratas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há 17 semanas que os combustíveis não subiam tanto. Diesel sobe 11,5 cêntimos e a gasolina sete
{{ noCommentsLabel }}