5 coisas que vão marcar o dia

Orçamento do Estado para 2023 é entregue no Parlamento. Eurostat publica número de voos comerciais. Anúncio do Nobel da Economia.

No dia em que a proposta do Orçamento do Estado para 2023 é entregue na Assembleia da República, o Eurostat publica o número de voos comerciais em setembro na União Europeia. Esta segunda-feira, destaque ainda para o anúncio do Nobel da Economia e para a subida dos preços dos combustíveis.

Entrega do Orçamento do Estado no Parlamento

O Governo vai entregar esta segunda-feira na Assembleia da República a proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023). O documento tem aprovação garantida devido à maioria absoluta do PS. Entre as medidas contempladas deverá estar a atualização de escalões de IRS em 5,1%, um aumento de pensões até 4,43% e a redução de impostos para as empresas que aumentam remunerações.

Eurostat publica número de voos comerciais em setembro

O Eurostat vai publicar esta segunda-feira dados sobre o transporte aéreo na União Europeia (UE) em setembro, nomeadamente o número de voos comerciais. Em agosto, o número de voos comerciais na UE aumentou 25% comparando com o ano passado. Embora ainda esteja abaixo dos níveis pré-pandemia, a diferença está a diminuir lentamente. Portugal é o país mais perto dos níveis pré-Covid.

Diesel sobe 11,5 cêntimos e gasolina sete cêntimos

De acordo com os dados avançados ao ECO por uma fonte do mercado, o litro de gasóleo simples vais aumentar 11,5 cêntimos, a subida mais significativa em 17 semanas. Já se é a gasolina que anda o seu carro, então vai pagar mais sete cêntimos por litro esta semana. A gasolina já não estava tão cara desde 29 de agosto e há 18 semanas que não registava um aumento tão significativo.

Católica apresenta relatório sobre desenvolvimento sustentável nas empresas

A Católica Lisbon School of Business & Economics vai apresentar esta segunda-feira as conclusões do primeiro Relatório do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas empresas portuguesas, que mediu e avaliou 60 grandes e 103 pequenas e médias empresas nacionais. O objetivo é estudar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas através do acompanhamento de um grupo representativo de empresas.

Anúncio do Nobel da Economia

Vai ser conhecido esta segunda-feira o vencedor do prémio Nobel da Economia, numa altura em que estão a ser anunciados os vencedores de várias categorias. No ano passado, a Real Academia Sueca das Ciências atribuiu o galardão a David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens, pelos avanços na utilização das “experimentações naturais” em ciências sociais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião