Exclusivo Trabalhadores da Auchan vão ter 25 dias de férias em 2023

Com cerca de 8.500 pessoas sob a sua alçada, Clara Costa, a nova líder de pessoas da Auchan, considera que o grande desafio nos RH é trabalhar cada vez mais a experiência do colaborador.

A Auchan vai passar a oferecer aos seus colaboradores 25 dias de férias por ano, a partir de 2023, mais três do que aqueles a que a Lei obriga. A companhia espera que a medida — que pretende promover o bem-estar e o tempo de descanso das pessoas — contribua para melhorar a experiência do colaborador e responda às suas necessidades.

“Vamos passar para 25 dias de férias, já a aplicar em 2023. Este é também o caminho”, avança à Pessoas Clara Costa, diretora de recursos humanos da Auchan Retail, cargo que assumiu em agosto, em substituição de Jorge Filipe.

Esta não é, contudo, a primeira vez que a companhia decide aumentar os dias de férias dos seus colaboradores. “A primeira vez foi ainda antes da Covid. Demos mais dois dias de férias e foi algo que os colaboradores valorizaram muito, acho que até mais do que, às vezes, outro tipo de pequenos reconhecimentos. O tempo para estar com a família, o tempo de descanso, é algo que valorizamos e que a equipa também reconhece esse valor”, explica.

Com cerca de 8.500 pessoas debaixo da sua alçada — sendo que 90% está nas lojas — Clara Costa considera que o grande desafio nos recursos humanos é trabalhar cada vez mais a experiência do colaborador. “Aquilo que constatamos quando estamos do lado de cá a gerir é que fazemos muitos estudos e, por isso, achamos que sabemos aquilo que os colaboradores precisam, mas, na verdade, os estudos dão-nos os grandes grupos e nós temos de ir, cada vez mais, ao indivíduo.”

Quando vamos para a loja e falamos com as pessoas, concluímos que, muitas vezes, aquilo que nós propomos nem sempre é aquilo que a pessoa mais valoriza ou aquilo que a pessoa mais precisa. O grande desafio é propor uma experiência única ao colaborador. Costumo dizer que é um bocadinho como também queremos propor ao cliente.

Clara Costa

DRH da Auchan Retail

É no terreno que se apura se existe, realmente, um desencontro entre as medidas propostas pela companhia e as mais valorizadas pelos trabalhadores. “Quando vamos para a loja e falamos com as pessoas, concluímos que, muitas vezes, aquilo que nós propomos nem sempre é aquilo que a pessoa mais valoriza ou aquilo que a pessoa mais precisa. O grande desafio é propor uma experiência única ao colaborador. Costumo dizer que é um bocadinho como também queremos propor ao cliente.”

Flexibilizar o setor

Além de alargar os dias de férias — uma medida que também a Leroy Merlin implementou este ano, passando os seus trabalhadores a gozar de 23 dias por ano — a Auchan conta com uma série de outras medidas que visam, no fundo, aumentar a flexibilidade das suas pessoas com funções que não permitem o teletrabalho. E essas são a esmagadora maioria na retalhista alimentar.

“Agora falamos muito na questão do teletrabalho, mas, na verdade, não é uma questão para a maioria dos portugueses”, afirma Clara Costa. Para os 90% de profissionais da Auchan que estão nas lojas medidas como juntar as folgas semanais, permitir que os casais escolham se querem tirar férias e folgas de forma conciliada ou não, fazer o planeamento dos horários de trabalhos com dois meses de antecedência (não se usa o banco de horas) e permitir a troca de horários entre os colaboradores são bem vistas.

Para promover e apoiar a parentalidade, a empresa arrancou com duas creches, na Amadora e em Alfragide, em 2010 e 2012, respetivamente, com um escalão de pagamento associado ao rendimento do colaborador. Se for um diretor paga mais, se for um operador paga o mínimo, que ronda os 50/60 euros.

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