All4Integrity lança a 2ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção

A associação All4Integrity lançou a 2.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção. Esta iniciativa promove o desenvolvimento de uma "cidadania esclarecida e ativa junto dos jovens".

A associação All4Integrity lançou a 2.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção. Esta iniciativa promove, no quadro dos valores de uma democracia participativa, o desenvolvimento de uma “cidadania esclarecida e ativa junto dos jovens. As inscrições estão abertas até ao dia 31 de outubro e podem ser feitas aqui.

Nesta 2.ª edição o nosso propósito principal é fortalecer e alargar a rede de escolas participantes – nomeadamente na diáspora, com as Escolas Portuguesas no Estrangeiro e as Escolas com Ensino do Português no Estrangeiro“, refere a associação. Este programa vem reforçar a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção que estabelece a prevenção como prioridade central do combate à corrupção e a educação para a cidadania como um dos lugares centrais para melhorar o conhecimento em matéria de transparência e integridade.

O programa está dividido em três fases. A primeira é “Conhecer para Agir” em que é divulgado o programa pelos professores e alunos responsáveis junto da comunidade educativa. Na segunda fase “D’Olho na Corrupção” o objetivo é trabalhar, em sala de aula, os principais conceitos, cenários e atores do tema da corrupção, consciencializando os alunos para as consequências e números do fenómeno, bem como para as medidas de transparência e de integridade já em curso a nível nacional e internacional.

Por fim, na terceira fase “Cidadão em Ação” pretende-se promover condições que permitam aos alunos ter um contacto mais estreito com pessoas e instituições e daí desenvolverem práticas de cidadania individual e coletiva. “Incentivar contactos com o poder local e central, através de entrevistas, visitas, vídeos, tratando o tema da (anti)corrupção e dos planos de transparência na prática”, explicam.

Os destinatários deste programa são os alunos entre o 9.º e o 12.º ano, tanto de ensino público como privado. As temáticas presentes no plano de ação desta 2.ª edição são a corrupção, lobbying, conflito de interesses, tráfico de influências, suborno, ética, transparência, integridade, entre outros temas subjacentes.

A 1ª edição da RedEscolas AntiCorrupção que decorreu durante o ano letivo 2021/2022 contou com a participação de 17 escolas (16 em Portugal e uma em Macau). “Todos os trabalhos revelaram criatividade, flexibilidade e a capacidade de tratar o tema da “cultura de integridade” de forma interdisciplinar”, explicaram.

A All4Integrity é uma associação apartidária criada a partir de uma iniciativa individual de André Corrêa d’Almeida, Columbia University, lançada nas ruas de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

All4Integrity lança a 2ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião